O Rio é o Rio. Mesmo em julho, com temperatura mais amena, a tendência é que você sue bastante no decorrer da ASICS Golden Run, por conta da umidade e maresia. A boa notícia é que a tecnologia empregada nos materiais de corrida evoluiu bastante e oferece mais conforto para quem se incomoda com esse aspecto.
Bastante experiente, o treinador Hudson Miranda, de Vitória, que corre desde 1985, está acostumado a viajar todos os anos para o Rio com seus alunos capixabas da assessoria Multiesportiva, que já funciona há 11 anos. Ele se diz impressionado com a evolução dos materiais. “Sou do tempo em que se usava bandanas e munhequeiras de tenista para correr. Hoje pode-se utilizar bandanas feitas especialmente para corredores, mas convém ajustá-la bem para não apertar a cabeça”.
O professor Alexandre Lima, coordenador-geral da assessoria Filhos do Vento, do Rio, oferece alguns subsídios para quem está em dúvida entre usar boné ou viseira. “A escolha entre a viseira e o boné se dá, na maioria das vezes, por preferência de conforto ou estética mesmo. Os pontos favoráveis à viseira são a maior área liberada para transpiração do corpo e principalmente para resfriamento, jogando água na cabeça no decorrer da prova”, diz o treinador, lembrando que o kit da ASICS Golden Run inclui o acessório, com ótimo ajuste.
“Em contrapartida, em climas muito quentes, com intensa radiação solar, o boné pode ser mais seguro por gerar maior proteção, permitindo ser encharcado com água, mantendo assim a temperatura mais amena. Para os atletas com menos cabelo é também a melhor opção para evitar queimaduras, que podem não ser inofensivas”, explica.
Miranda orienta seus alunos a prestar atenção ao suor. “Quem sua demais deve caprichar ainda mais na hidratação, porém sem exagerar. E lembremos que, mesmo que incomode, o suor é importantíssimo para regular a temperatura do nosso corpo”.
Com anos e anos de atividade em provas no Rio, Lima pede para que não se esqueça o agasalho. Em julho, pode fazer um certo frio antes da largada, marcada para as 7h.
“É bom levar um agasalho para não se expor ao frio antes da largada e não gastar, para manter seu corpo aquecido, energia que será útil durante a prova. Uma capa de chuva talvez seja necessária também. Confira a previsão do tempo. Vale lembrar que a prova tem guarda-volumes na largada e esse material é transportado para a chegada, serviço esse sem custo extra. Outra dica muito útil é que o corredor pode largar com peças de roupas a mais se estiver sentindo frio e ir tirando durante a prova, à medida que vai esquentando. Após cruzar a linha de chegada, caso a temperatura ambiente continue baixa, procure se abrigar novamente, com vestimenta adequada e boa alimentação o quanto antes para o corpo se manter aquecido”.
Top 100 e Top 20
O circuito ASICS Golden Run é conhecido também por premiar os melhores corredores de cada evento. Os atletas do Top 100 da classificação geral e do Top 20 da classificação feminina recebem uma medalha exclusiva para celebrarem a conquista.
O post A importância da escolha do vestuário para a Golden Run Rio apareceu primeiro em Ativo.
Fonte: Ativo.com
Comentários
Postar um comentário