Pular para o conteúdo principal

8 Benefícios da Taioba – Propriedades, Receitas e Como Fazer

Taioba

Muitas plantas estão sendo estudadas e apontadas como vantajosas para a nossa alimentação. Uma delas é a taioba, considerada por muitas pessoas um simples planta, ou uma “erva daninha”, porém o que poucos sabem é que há muitos benefícios da taioba para a saúde.

Ela é considerada uma planta alimentícia não convencional, uma PANC, verdura de folhas escuras encontrada em pequenas feiras de produtores locais e em muitas hortas caseiras. Se você tem acesso a ela, não tenha medo de incluir na sua alimentação, pois através dela você receberá uma série de vitaminas e minerais importantes, embalados com fibras e poucas calorias.

Está surpreso? Então se você ainda não a conhece, veja aqui quais são os benefícios da taioba para a saúde, assim como as suas propriedades, como fazer e algumas receitas para incluir essa incrível planta na sua dieta.

Taioba – O que é?

O seu nome científico é Xanthosoma Sagittifolium e ela é popularmente conhecida como orelha-de-elefante, macabo, mangará, mangará-mirim, mangareto, mangarito, taiova, taiá ou yautia. Sua espécie pertence à família Araceae, a mesma família do inhame e de diversas plantas ornamentais como o comigo-ninguém-pode e o copo-de-leite.

Ainda que sua origem seja a América Central, atualmente ela é cultivada em muitos países tropicais e subtropicais como o Brasil e consome-se tanto as folhas como os tubérculos da planta.

A folha da taioba é grande e parece uma orelha de elefante, já o seu sabor é próximo ao do espinafre, porém mais delicado, e aqui no Brasil ela é cultivada e consumida especialmente no estado de Minas Gerais.

Sua composição é repleta de nutrientes. A vitamina A está presente em quantidades significativas e superiores a outros alimentos como, por exemplo, o espinafre, cenoura e o brócolis, além de conter vitamina C, cálcio, fósforo e outros.

A taioba geralmente é utilizada para preparar saladas, pode ser refogada, assim como fazemos com a couve, mas, curiosamente, muitos adicionam a planta na sopa detox e no suco verde.

Propriedades nutricionais

Uma porção de taioba, contendo aproximadamente 100 gramas da folha crua, supre as necessidades diárias de vitamina A para adultos, que é de 0,9 miligrama para homens e 0,7 miligrama para mulheres. Além disso, é repleta de outros nutrientes importantes, relacionados abaixo:

  • 34 calorias;
  • 5,4 gramas de carboidratos;
  • 2,9 gramas de proteínas;
  • 0,2 gramas de gorduras saturadas;
  • 0,1 gramas de gorduras monoinsaturadas;
  • 0,4 gramas de gorduras poli-insaturadas;
  • 4,5 gramas de fibra alimentar (18% das necessidades diárias);
  • 141,1miligramas de cálcio (14% das necessidades diárias);
  • 17,9 miligramas de vitamina C (40% das necessidades diárias);
  • 0,1 miligramas piridoxina B6 (8% das necessidades diárias);
  • 52,8 miligramas de fósforo (8% das necessidades diárias);
  • 0,7 miligramas de manganês (30% das necessidades diárias);
  • 37,9 miligramas magnésio (15% das necessidades diárias);
  • 1,9 miligramas de ferro (14% das necessidades diárias);
  • 0,6 miligramas de zinco (9% das necessidades diárias);
  • 0,1 miligramas de riboflavina B2 (8% das necessidades diárias);
  • 1,2 miligramas de sódio;
  • 290 miligramas de potássio.

Benefícios da Taioba

A composição nutricional é tão expressiva que se reflete em inúmeros benefícios da taioba para a saúde. Veja a seguir todos eles detalhadamente.

1. Promove uma pele mais jovem e saudável

Dois componentes presentes na taioba podem contribuir muito com a saúde da pele. Primeiro, ela é repleta de antioxidantes, e eles ajudam a prevenir os danos causados pelos radicais livres, o que impede o envelhecimento precoce. Segundo, a vitamina A, que ajuda a estimular o colágeno na pele e, como vimos, apenas uma porção da planta já atende as necessidades diárias dessa vitamina.

O colágeno é o responsável por manter a estrutura da nossa pele e por esse motivo ele está presente em muitos tratamentos de beleza. Ele é capaz de ajudar a tratar linhas e rugas de expressão e diminuir a flacidez, o que mantém a pele saudável e bonita.

2. Ajuda a tratar e prevenir a anemia

Anemia ferropriva é geralmente o resultado da baixa quantidade de ferro no nosso organismo. Ela costuma causar fraqueza, indisposição, além de tontura e enjoos e o seu tratamento pode ser realizado de maneira simples, como por exemplo, ingerindo alimentos ricos em ferro como a taioba.

Você pode preparar um refogado no seu jantar, inserir como um ingrediente na sopa, mas a forma mais eficaz de ajudar os seus níveis de ferro é ingerir como um suco verde de taioba pela manhã.

3. Fortalece o sistema imunológico

Um sistema imunológico saudável é capaz de impedir o desenvolvimento de uma série de doenças. Ele forma um verdadeiro escudo protetor capaz de impedir a entrada de vírus, bactérias, germes nocivos, entre outros.

A taioba pode ser uma aliada para fortalecer o sistema imunológico, pois a sua concentração de vitamina C tem ação antioxidante capaz de ajudar a fortalecer o sistema imunológico, o que impulsiona as defesas do organismo para que ele combata doenças como as gripes e resfriados, por exemplo.

4. Promove ossos fortes

O fósforo e cálcio são minerais preciosos quando o assunto é construir ossos e dentes fortes. A taioba contém expressivas quantidades de fósforo, cálcio e outros minerais que podem contribuir com a formação e manutenção da saúde óssea, além de auxiliar no fortalecimento dos ossos, o que melhora a resistência, impedindo fraturas, lesões e doenças como a osteoporose, comum em mulheres na menopausa e idosos.

5. Ajuda a equilibrar a pressão arterial

A pressão alta afeta a vida de muitas pessoas no mundo todo, além de contribuir com o desenvolvimento de doenças cardíacas, que é uma das principais causas de morte no mundo. É natural que as pessoas que sofrem com essa condição estejam mais atentas à alimentação, pois uma dieta contendo os nutrientes certos pode beneficiar muito.

Há benefícios da taioba também neste sentido, pois ela é rica em potássio que ajuda a manter os níveis da pressão arterial estáveis. Isso acontece porque o potássio atua como um vasodilatador, o que impede que a pressão sofra picos e se mantenha normal. Porém, a falta de potássio não é prejudicial apenas para a pressão sanguínea, pois a sua deficiência também pode provocar câimbras musculares, uma condição muito desagradável e dolorosa. Então se você quer gerenciar esses problemas, inclua taioba na sua alimentação.

6. Ajuda o trânsito intestinal

Muitas vezes não damos a devida importância ao nosso intestino, mas basta ele parar de funcionar corretamente para que toda a nossa atenção se volte a ele. Aqueles que sofrem sabem como uma alimentação rica em fibras faz toda a diferença e como esse nutriente pode promover um trânsito intestinal mais saudável.

A taioba é capaz de ajudar no funcionamento do intestino, justamente por ser um alimento rico em fibras. Ao consumir fibras, elas ajudam a regular o transporte dos alimentos por todo o intestino, adicionam volume e água as fezes, o que resulta em evacuações frequentes, sem tanta dificuldade para passar.

7. Promove a saúde dos olhos

A vitamina A contribui com a nossa saúde de várias formas e ela pode ajudar também a promover a saúde nos nossos olhos. Ela ajuda a evitar a formação de doenças como à degeneração macular, cegueira noturna e catarata, problemas comuns em pessoas idosas. Quando estão mais avançados podem causar a perda total da visão. Já citamos aqui que a taioba é uma fonte surpreendente de vitamina A, então consumir esse alimento pode impulsionar a sua saúde ocular e evitar a o surgimento e progressão de doenças.

8. Pode ajudar a perder peso

Sabemos que a receita para emagrecer é ingerir menos calorias do que gastamos, certo? Para que isso aconteça, a nossa dieta precisa ser equilibrada e repleta de alimentos nutritivos, que contenham baixas calorias.

Por isso esse também é um dos benefícios da taioba, pois ela contém poucas calorias, além de ser repleta de fibras que promovem a saciedade por mais tempo, fazendo com que você não coma indevidamente entre as refeições. É claro que sozinha a taioba não trará resultados, mas se ela for parte de um plano alimentar saudável, poderá ajudar muito.

Como fazer a taioba?

A taioba é uma planta muito versátil, você pode usá-la crua, refogada ou incluir como um ingrediente em diversas receitas. Ela pode ser pode consumida como uma salada, ou refogada e servida como um acompanhamento, pode ser o ingrediente de um suco verde poderoso ou inserida na sopa detox.

Além disso, você pode utilizá-la no recheio da pizza, de pães e dá até para colocar na sua vitamina ou smoothie. Como seu sabor é agradável e sutil, ela costuma agradar a adultos e também crianças.

Receitas

Confira algumas receitas fáceis para aproveitar os benefícios da taioba no seu cardápio.

1. Omelete com taioba

Ingredientes:

  • 3 ovos;
  • Pimenta-do-reino a gosto;
  • Cebolinha a gosto;
  • 1 colher (sopa) de farinha de trigo;
  • 1 fatia de queijo mussarela;
  • Margarina;
  • 2 talos de taioba;
  • Azeite à vontade;
  • Sal a gosto. 

Modo de preparo:

Tire a pele de dois talos de taioba e corte em rodelas, passe rapidamente na água quente com um pouco de sal. Misture os ovos, sal, pimenta-do-reino, uma colher de sopa de farinha de trigo, cebolinha.
Coloque uma frigideira funda no fogo com um pouco de azeite ou margarina, despeje a mistura e acrescente o queijo fatiado. Deixe cozinhar até formar uma omelete.

2. Escondidinho invertido de mandioca, taioba e shimeji

Ingredientes:

  • 1 maço de taioba refogada;
  • 600 g de mandioca;
  • 200 g de shimeji;
  • 2 colheres de sopa de manteiga;
  • 1 cebola picada.

Modo de preparo:

Cozinhe a mandioca em uma panela de pressão com água e um pouco de sal. Depois de cozida, amasse e acrescente a manteiga, mexa bem até formar uma mistura homogênea. Reserve.

Em uma panela refogue a ½ cebola com uma colher de manteiga, acrescente a taioba e quando ela estiver “murcha” retire e reserve. Em outra panela coloque o restante da cebola e da manteiga, junte o shimeji e deixe no fogo por aproximadamente 10 minutos. Para montar o escondidinho utilize uma travessa, coloque o purê de mandioca, a taioba refogada e finalize com o shimeji. Leve ao forno para aquecer e sirva.

3. Pesto de taioba

Ingredientes:

  • 1 maço de taioba refogada;
  • 250 ml de azeite;
  • 1 dente de alho;
  • Sal, pimenta do reino, e outros temperos naturais à gosto. 

Modo de preparo:

Bata todos os ingredientes no liquidificador e adicione temperos a gosto, como cheiro verde, pimenta do reine, orégano e limão.

4. Taioba refogada

Ingredientes:

  • 1 maço de taioba lavada;
  • 1 colher (sopa) de manteiga;
  • 2 dentes de alho picado;
  • 1 cebola média cortada em rodelas;
  • Caldo de ½ limão;
  • Cebolinha verde picada;
  • Sal e pimenta-do-reino à gosto; 

Modo de preparo:

Corte as folhas da taioba em pedacinhos ou tiras. Em uma panela, coloque a manteiga, o sal, o alho e a cebolinha verde e refogue. Misture a taioba e deixe no fogo por cerca de 10 minutos, mexendo sempre, ou até que a taioba esteja macia. Separadamente faça um molho com as rodelas de cebola e o caldo de limão e coloque em cima da taioba, e sirva.

5. Arroz de taioba

Ingredientes:

  • 5 copos de arroz integral;
  • 1 colher de sopa de manteiga;
  • 1 pacote de queijo parmesão ralado (1 pacote);
  • 4 folhas médias de taioba.

Modo de preparo:

Prepare o arroz como de costuma e reserve. Pique a taioba bem fina e deixe de molho na água. Em uma panela derreta a manteiga e coloque a taioba para refogar. Junte o arroz e o queijo parmesão. Sirva quente.

6. Suco verde de taioba

Ingredientes:

  • 250ml de água filtrada;
  • 2 folhas médias de taioba.

Modo de preparo:

Junte tudo do liquidificador e bata até obter uma consistência líquida. Beba na sequência.

A taioba é uma planta altamente nutritiva e muito versátil, além de ser fácil de preparar. Embora não seja tão popular, se você tiver acesso a ela não deixe de incluir esse fantástico alimento na sua dieta e se beneficiar de todas as vantagens que ela pode promover para a sua saúde.

O que você achou dos benefícios da taioba que separamos acima? Pretende incluir essa PANC em sua dieta com mais frequência para aproveitar suas propriedades? Comente abaixo!

Note: There is a rating embedded within this post, please visit this post to rate it.

Fonte: Mundo Boa Forma

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Receita de granola low carb deliciosa

A granola é o acompanhamento que muitas pessoas escolhem para comer com fruta ou iogurte na dieta. Mas, quando a intenção é reduzir os carboidratos, é preciso tomar cuidado com o alimento. Um motivo é que muitas granolas industrializadas trazem açúcar adicionado, o que aumenta o seu teor de carboidratos. Porém, mesmo as caseiras e sem adição de açúcar extra podem ter aveia, que embora seja saudável e nutritiva, também é fonte de carboidratos . Entretanto, quem está cortando os carboidratos não precisa abandonar o acompanhamento. Basta optar por uma granola low carb, como a que vamos aprender a fazer hoje. O prato conta com um mix de oleaginosas e sementes. Além disso, ele leva coco em pedaços ou ralado, noz-moscada, canela em pó e extrato de baunilha, que deixam o acompanhamento mais saboroso.  Venha experimentar como a granola low carb fica incrível! Aprenda o passo a passo da receita e prove hoje mesmo! Imprimir Granola low carb

Sensibilidade ao glúten não celíaca: o que é, sintomas e tratamento

Você costuma sentir a barriga inchada, alteração no trânsito intestinal normal, seja com constipação ou diarreia, e azia logo após comer pães e massas? Já suspeitou de doença celíaca, mas o diagnóstico foi negativo? Você pode ter sensibilidade ao glúten não celíaca.  A sensibilidade ao glúten não celíaca é quando uma pessoa apresenta sintomas semelhantes aos da doença celíaca, sem ter a doença. Quem é sensível ao glúten não apresenta os mecanismos de reação alérgica e nem de doença autoimune, que definem os quadros clínicos da alergia ao trigo e da doença celíaca.  O glúten é uma proteína presente em alguns cereais, como o trigo, o centeio, o malte e a cevada, e tem sofrido intensas modificações genéticas para atender à indústria alimentícia. Segundo a Embrapa, o trigo que nós consumimos atualmente contém 20 vezes mais glúten do que há 40 anos. Isso explica por que tanta gente tem problemas digestivos relacionados ao glúten.  Entenda mais sobre a sensibilidade ao glúten não celíaca

Alimentação para herpes: o que comer e o que evitar

Se você tem herpes, deve saber o quanto é incômodo quando a ferida retorna, após algum tempo inativa. E são constantes esse vai e volta da ferida, que pode acontecer devido a vários fatores. Agora, será que existem alimentos que podemos comer ou evitar para prevenir o aparecimento ou resolver uma crise mais rapidamente?  O herpes se desenvolve como resultado de uma infecção pelo vírus herpes simples, que fica adormecido por um período, até que é ativado por alguns gatilhos. Não há dúvidas de que gripes, flutuações hormonais e condições ambientais sejam gatilhos para o surgimento do herpes, mas e os alimentos?   Ainda não há muitos estudos que relacionam alimentação e herpes, mas há indícios de que comer alimentos ricos em lisina e evitar aqueles com arginina possam prevenir o aparecimento de herpes ou tornar a cicatrização da ferida mais rápida, diminuindo o tempo do ciclo. Além disso, ingerir alimentos que fortalecem o sistema imunológico parece ajudar a manter o vírus inativo. V