Pular para o conteúdo principal

12 Benefícios do Chá de Calêndula – Para Que Serve e Como Fazer

Chá de calêndula

Embora não agrade o paladar de todos, há inúmeros benefícios do chá de calêndula para a nossa saúde. Seus efeitos para a saúde valem a pena, e é possível incrementar a bebida ou adicionar um adoçante para melhorar o sabor. Trata-se de um chá capaz de combater inflamações, lutar contra bactérias e ser usado para diversos outros fins medicinais. Algumas pessoas também relatam usar o chá para emagrecer.

Vamos mostrar abaixo em detalhes quais são os principais benefícios do chá de calêndula e mostrar como essa bebida deve ser preparada.

Calêndula – O que é?

A calêndula é uma planta com flores que faz parte da família de plantas Asteraceae e é conhecida cientificamente como Calendula officinalis. Popularmente, essa flor também é chamada de bem-me-quer e é muito utilizada em decoração de festas e ambientes por causa da sua cor alaranjada brilhante.

Ela é nativa de regiões da Europa Ocidental e do sudeste da Ásia mas, hoje em dia, pode ser cultivada e encontrada em qualquer parte do mundo.

Além de ser muito bonita e usada para fins ornamentais, essa planta também é utilizada na forma de óleo essencial e na forma de chá devido a suas propriedades terapêuticas. A calêndula também é muito usada na culinária e na produção de cosméticos.

Propriedades

A calêndula pode ser usada no tratamento de vários problemas de saúde. Isso se deve às suas propriedades antioxidantes, antivirais, bactericidas e anti-inflamatórias, que ajudam a tratar cãibras musculares, inflamações na pele e até condições mais sérias de saúde como alguns tipos de câncer.

Informações nutritivas

As pétalas da calêndula concentram a maior parte de seus nutrientes. Elas contêm grandes quantidades de compostos antioxidantes como os carotenoides e os flavonoides. Além disso, a calêndula é rica em luteína e betacaroteno, que dentro do organismo são convertidos em vitamina A. Ela também apresenta ácidos graxos como o calêndico e o linoleico, além de óleos como os monoterpenos e os sesquiterpenos, que têm propriedades medicinais.

Para que serve

Mas afinal, quais são essas propriedades medicinais que a calêndula pode nos proporcionar?

A calêndula é muito utilizada pela medicina tradicional para os mais diversos fins, que incluem o tratamento e alívio de condições como:

  • Espasmos musculares;
  • Ciclo menstruação desregulado;
  • Febre;
  • Úlceras gástricas;
  • Doenças como sarampo, varíola e icterícia;
  • Dor de garganta;
  • Infecção causada por fungos;
  • Conjuntivite;
  • Hemorragias nasais;
  • Hemorroidas;
  • Varizes;
  • Queimaduras;
  • Feridas na pele;
  • Infecção no ouvido;
  • Assaduras;
  • Gengivite.

Assim, há muitos benefícios do chá de calêndula para manter a pele saudável, combater inflamações, estimular a cicatrização de feridas e lesões e fortalecer o sistema imunológico. No entanto, alguns desses usos são tradicionais e não têm comprovação científica até o momento.

Por esse motivo, separamos uma lista sobre os reais benefícios do chá de calêndula para o nosso bem-estar e para a nossa saúde.

Benefícios do chá de calêndula

1. Efeito cicatrizante

Um dos usos mais tradicionais do chá de calêndula tem a ver com seu potencial de cura. A bebida é muito utilizada topicamente para o tratamento de feridas, lesões, queimaduras ou inflamações na pele. O chá acelera a cicatrização e evita inflamações na lesão devido às suas propriedades anti-inflamatórias. De quebra, a calêndula também apresenta propriedades analgésicas que aliviam a dor.

2. Pele saudável

A presença de antioxidantes como os flavonoides faz com que o chá de calêndula ajude a prevenir danos causados por radicais livres. Esses radicais podem causar danos celulares nas células epiteliais, fragilizando a nossa pele e deixando-a mais suscetível a sinais relacionados ao envelhecimento como rugas, marcas e manchas na pele.

Dessa forma, o chá de calêndula pode prevenir o envelhecimento precoce e deixar a pele bonita e saudável.

3. Desintoxicação do organismo

O chá de calêndula apresenta um efeito diurético que estimula a micção mais frequente. Isso ajuda a eliminar possíveis toxinas acumuladas no organismo, evitando o desenvolvimento de doenças nos rins e no trato urinário, por exemplo.

4. Sistema imunológico forte

Além dos compostos antioxidantes que ajudam a prevenir o desenvolvimento de doenças, a calêndula contem compostos bactericidas e antivirais em sua composição. Tudo isso contribui para o fortalecimento do sistema imune, que é capaz de combater doenças e agentes infecciosos de forma muito mais eficiente.

5. Alívio de cólicas

A calêndula apresenta efeitos estrogênicos. Isso significa que um dos benefícios do chá de calêndula é ajudar a regular os hormônios durante a menstruação, fazendo com que alguns sintomas comuns da tensão pré-menstrual como cólicas e mudanças de humor diminuam.

6. Anti-inflamatório 

As propriedades anti-inflamatórias da calêndula se devem à presença de flavonoides. Estes compostos antioxidantes ajudam a proteger o organismo contra os radicais livres e a reduzir os níveis de marcadores inflamatórios como as citocinas e a proteína C-reativa.

Alguns ácidos graxos também desempenham um papel contra inflamações. É o caso do ácido linoleico encontrado na calêndula, cujas propriedades anti-inflamatórias o tornam um ótimo remédio para tratar processos inflamatórios comuns em queimaduras, assaduras, infecções no ouvido, úlceras, dermatites e dor de garganta.

7. Tratamento de úlceras, feridas e hemorroidas

Diversos estudos têm mostrado que o uso de géis e pomadas à base de calêndula ajudam a acelerar a taxa de recuperação e de cicatrização de úlceras e feridas de cicatrização lenta. Em um estudo realizado com animais e publicado em 2009 no periódico científico Journal of Basic and Clinical Physiology and Pharmacology, os animais tratados com calêndula aplicada topicamente na pele apresentaram 90% de cicatrização em suas feridas, enquanto que aqueles que não usaram esse tratamento apresentaram uma taxa de sucesso de cicatrização de apenas 51%.

Além disso, outros benefícios do chá de calêndula são deixar a pele mais firme e hidratada. A planta também é capaz de aumentar o fluxo sanguíneo, permitindo que mais oxigênio e nutrientes cheguem até a região lesionada, o que ajuda no processo de regeneração celular e na cicatrização. Por esse motivo, o uso de calêndula também pode ser útil no tratamento de hemorroidas.

Já existem muitos cremes e pomadas disponíveis comercialmente que contém calêndula em sua composição. No entanto, o chá também pode ser útil tanto para aplicação tópica tanto para uso oral para amenizar sintomas de úlceras gástricas ou duodenais.

8. Redução de espasmos musculares

O chá de calêndula pode auxiliar na prevenção e no relaxamento dos músculos, evitando espasmos involuntários. Segundo estudo do Department of Biological and Biomedical Sciences conduzido na Aga Khan University Medical College, no Paquistão, o extrato de flores de calêndula ajuda a relaxar as contrações musculares espontâneas.

Com base nisso, uma pesquisa publicada em 2006 na Phytotherapy Research mostrou que a erva pode ser eficaz no tratamento de cólicas abdominais e constipação devido à capacidade de relaxar os músculos abdominais e intestinais.

9. Regulação do ciclo menstrual 

Além de aliviar dores e desconfortos associados ao período menstrual, o consumo de chá de calêndula ajuda a induzir a menstruação. Isso é muito interessante para mulheres que sofrem de ciclos irregulares.

A regulação ocorre porque os flavonoides encontrados no chá ajudam a relaxar os músculos e a melhorar a circulação sanguínea, o que facilita e induz a menstruação. Além disso, o relaxamento dos músculos ajuda a evitar cãibras durante a tensão pré-menstrual.

10. Ação antimicrobiana e antiviral

Os ácidos graxos presentes na calêndula apresentam propriedades antimicrobianas e antivirais. Os ácidos graxos e óleos presentes na calêndula auxiliam no combate de patógenos como algumas bactérias resistentes a antibióticos e o fungo Candida albicans, que causa a candidíase.

Por esse motivo, a calêndula é muito utilizada em cosméticos e em produtos antissépticos de uso tópico para a pele.

11. Saúde bucal

Alguns cremes dentais e enxaguantes bucais já contêm calêndula como um de seus componentes devido a suas propriedades bactericidas e antimicrobianas. Há benefícios do chá de calêndula para ajudar a reduzir inflamações que atingem a boca e a gengiva.

Dessa forma, a erva é útil para auxiliar no combate a problemas como a gengivite, a cárie e as placas bacterianas. Além de tudo isso, a calêndula tem propriedades adstringentes que ajudam a combater bactérias presentes na boca e deixar o hálito saudável.

12. Prevenção de câncer

As propriedades anti-inflamatórias e antioxidantes da calêndula ajudam a prevenir e até tratar alguns tipos de câncer.

Um estudo publicado em 2006 na revista científica BMC Cancer mostrou que a planta é capaz de combater a atividade carcinogênica dentro dos tumores e de ativar os linfócitos, células de defesa do organismo que combatem substâncias estranhas como células cancerosas e agentes infecciosos presentes no corpo.

Além disso, a calêndula também ajuda a evitar alguns efeitos colaterais relacionados ao tratamento com quimioterapia ou radioterapia. Em uma pesquisa publicada no Journal of Clinical Oncology em 2004, a calêndula se mostrou eficaz na redução e na prevenção da incidência de dermatite causada devido à radiação usada no tratamento de câncer de mama, por exemplo.

Chá de calêndula emagrece?

Embora algumas pessoas acreditem que o chá de calêndula emagrece e até o utilizam nesse sentido, não há nenhuma evidência científica que comprove esse fato. O consumo da bebida pode ajudar a regular a digestão através do relaxamento dos músculos estomacais e intestinais, facilitando a evacuação.

Isso pode gerar uma pequena perda de peso em pessoas que sofrem constantemente com constipação e retenção de fluidos. Porém, esse fato não permite afirmar que o chá de calêndula emagrece, e este não pode estar na lista de benefícios do chá de calêndula.

Como fazer o chá

O chá de calêndula fica mais gostoso e nutritivo se for preparado a partir das flores frescas. Porém, nada impede que você use as flores secas no preparo da bebida.

Ingredientes:

  • Flores frescas ou secas de calêndula;
  • Água;
  • Mel ou adoçante (opcional);
  • Canela (opcional).

Modo de preparo:

Primeiro, ferva aproximadamente 250 mililitros de água. Em seguida, adicione cerca de 2 colheres de chá de flores secas ou um punhado de flores frescas de calêndula. Deixe a mistura em infusão por no mínimo 10 minutos.

Por fim, coe ou peneire a bebida e adicione um pouquinho de mel ou um adoçante de sua preferência para adoçar e uma pitada de canela. Essa receita sugere o uso de mel ou canela para melhorar o sabor da calêndula, que não é agradável a todos os paladares. Mas, se não quiser adicionar esses ingredientes, não precisa.

Outro método envolve o uso de água fria. Para que os nutrientes das flores sejam extraídos na água, basta colocar o recipiente semi-fechado em um local onde bate a luz do sol por cerca de 5 a 6 horas.

Se quiser preparar uma quantidade maior do chá, ele pode ser armazenado durante o dia na geladeira.

Efeitos colaterais e dicas

Existem poucos relatos de efeitos colaterais associados ao uso de chá de calêndula. Porém, eles podem acontecer e é preciso estar ciente de quais são esses efeitos para saber quando suspender o consumo da bebida e buscar orientação médica.

Os possíveis efeitos colaterais do chá de calêndula incluem:

  • Reação alérgica (principalmente se você for alérgico a outras flores das famílias de plantas Asteraceae ou Compositae ou a ervas como a camomila ou a equinácea);
  • Desconforto estomacal;
  • Erupções cutâneas; Asteraceae / Compositae

Por estimular a menstruação e influenciar nos hormônios, a calêndula pode fazer mal para mulheres grávidas por poder induzir o aborto ou prejudicar o desenvolvimento do bebê.

Além disso, a calêndula pode interagir negativamente com alguns medicamentos sedativos usados para insônia, transtornos depressivos ou de ansiedade, com relaxantes musculares e com medicamentos prescritos para diabetes e pressão arterial.

Assim, para usar o chá com segurança, basta ficar atento ao aparecimento de qualquer efeito colateral e evitar o consumo da bebida caso tome algum dos medicamentos mencionados acima. Normalmente, se usado com moderação, a bebida não causa nenhum desconforto e todos os benefícios do chá calêndula podem ser aproveitados pelo nosso organismo.

Referências adicionais:

Você já conhecia a maioria dos benefícios do chá de calêndula para a saúde? Pretende consumir a bebida com mais frequência agora que os conhece? Comente abaixo!

Note: There is a rating embedded within this post, please visit this post to rate it.

Fonte: Mundo Boa Forma

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Receita de granola low carb deliciosa

A granola é o acompanhamento que muitas pessoas escolhem para comer com fruta ou iogurte na dieta. Mas, quando a intenção é reduzir os carboidratos, é preciso tomar cuidado com o alimento. Um motivo é que muitas granolas industrializadas trazem açúcar adicionado, o que aumenta o seu teor de carboidratos. Porém, mesmo as caseiras e sem adição de açúcar extra podem ter aveia, que embora seja saudável e nutritiva, também é fonte de carboidratos . Entretanto, quem está cortando os carboidratos não precisa abandonar o acompanhamento. Basta optar por uma granola low carb, como a que vamos aprender a fazer hoje. O prato conta com um mix de oleaginosas e sementes. Além disso, ele leva coco em pedaços ou ralado, noz-moscada, canela em pó e extrato de baunilha, que deixam o acompanhamento mais saboroso.  Venha experimentar como a granola low carb fica incrível! Aprenda o passo a passo da receita e prove hoje mesmo! Imprimir Granola low carb

Sensibilidade ao glúten não celíaca: o que é, sintomas e tratamento

Você costuma sentir a barriga inchada, alteração no trânsito intestinal normal, seja com constipação ou diarreia, e azia logo após comer pães e massas? Já suspeitou de doença celíaca, mas o diagnóstico foi negativo? Você pode ter sensibilidade ao glúten não celíaca.  A sensibilidade ao glúten não celíaca é quando uma pessoa apresenta sintomas semelhantes aos da doença celíaca, sem ter a doença. Quem é sensível ao glúten não apresenta os mecanismos de reação alérgica e nem de doença autoimune, que definem os quadros clínicos da alergia ao trigo e da doença celíaca.  O glúten é uma proteína presente em alguns cereais, como o trigo, o centeio, o malte e a cevada, e tem sofrido intensas modificações genéticas para atender à indústria alimentícia. Segundo a Embrapa, o trigo que nós consumimos atualmente contém 20 vezes mais glúten do que há 40 anos. Isso explica por que tanta gente tem problemas digestivos relacionados ao glúten.  Entenda mais sobre a sensibilidade ao glúten não celíaca

Alimentação para herpes: o que comer e o que evitar

Se você tem herpes, deve saber o quanto é incômodo quando a ferida retorna, após algum tempo inativa. E são constantes esse vai e volta da ferida, que pode acontecer devido a vários fatores. Agora, será que existem alimentos que podemos comer ou evitar para prevenir o aparecimento ou resolver uma crise mais rapidamente?  O herpes se desenvolve como resultado de uma infecção pelo vírus herpes simples, que fica adormecido por um período, até que é ativado por alguns gatilhos. Não há dúvidas de que gripes, flutuações hormonais e condições ambientais sejam gatilhos para o surgimento do herpes, mas e os alimentos?   Ainda não há muitos estudos que relacionam alimentação e herpes, mas há indícios de que comer alimentos ricos em lisina e evitar aqueles com arginina possam prevenir o aparecimento de herpes ou tornar a cicatrização da ferida mais rápida, diminuindo o tempo do ciclo. Além disso, ingerir alimentos que fortalecem o sistema imunológico parece ajudar a manter o vírus inativo. V