Pular para o conteúdo principal

Bicarbonato no Rosto Faz Mal? Cuidados e Contraindicações

Bicarbonato

Confira se é verdade que passar bicarbonato no rosto faz mal ou se não há problema em utilizar o composto na pele e quais cuidados tomar.

Não é incomum encontrarmos por aí dicas para cuidar da pele com produtos caseiros. No entanto, há um problema com esses conteúdos: alguns desses ingredientes podem fazer mal para a pele de algumas pessoas.

Tomemos o bicarbonato de sódio como exemplo. Ele pode ser um dos produtos que aparecem nessas dicas, mas você nunca ouviu falar que passar bicarbonato no rosto faz mal? Será que há contraindicações e cuidados a se tomar?

Descubra alguns dos motivos pelos quais não vale a pena utilizar o bicarbonato no rosto para clarear a pele e aproveite para conhecer os verdadeiros benefícios do bicarbonato de sódio e seus usos.

Por que passar bicarbonato no rosto faz mal?

Passar bicarbonato de sódio na pele pode provocar efeitos colaterais como: ressecamento excessivo da pele, surgimento precoce de rugas e irritação na pele ou inflamação no órgão.

Além disso, uma utilização constante de bicarbonato de sódio na pele pode afetar a velocidade pela qual o órgão consegue se recuperar e se reidratar.

Você já ouviu falar o uso de bicarbonato de sódio como um tratamento caseiro para a acne? Pois saiba que muitos profissionais da área da saúde desaconselham utilizar o produto neste sentido – o que não é para menos, uma vez que o ingrediente pode agravar as crises de acne.

Portanto, isso indica que devemos excluir o bicarbonato como um dos possíveis tratamentos para tirar manchas de acne da pele.

A questão do pH explica melhor

O bicarbonato de sódio também pode alterar o pH da pele, prejudicando a barreira natural de proteção do órgão. Em termos de pH, o bicarbonato de sódio é uma substância alcalina, ao passo que a pele é um órgão ligeiramente ácido, aspecto que a ajuda a segurar a hidratação e manter bactérias prejudicais afastadas do corpo.

O problema é que para quem apresenta pele sensível, as substâncias alcalinas como o bicarbonato de sódio podem ser irritantes. Neste sentido, outra questão é que uma pessoa pode não ter noção de que tem sensibilidade ao bicarbonato de sódio até que resolva passá-lo diretamente em sua pele.

Aplicar o alcalino bicarbonato de sódio na ligeiramente ácida pele também pode prejudicar as bactérias naturais que habitam o órgão e contribuem com a prevenção de infecções e da acne, fazendo com que a pele se torne propensa ao desenvolvimento de infecções e ao aparecimento de crises ou ataques de acne.

A interferência que o bicarbonato de sódio exerce em relação ao pH da pele também pode privar o órgão dos seus óleos saudáveis, que são os responsáveis por manter a pele hidratada e protegida contra as bactérias prejudiciais e a poluição, além de provocar uma sensibilidade a elementos naturais como o sol.

Esfoliação

O uso regular de bicarbonato de sódio como um esfoliante para a pele também não é aconselhável. Como se não bastasse os perigos já mencionados que comprovam que bicarbonato no rosto faz mal, existem os riscos que a esfoliação excessiva pode provocar para a pele.

De acordo com especialistas, esfoliar excessivamente a pele pode resultar em vermelhidão, ardor, ressecamento e crises na pele. Mesmo quando estamos falando dos tratamentos de esfoliação aprovados e seguros, a recomendação da Academia Americana de Dermatologia é permitir que a pele tenha bastante tempo para se recuperar entre um procedimento e outro ou evitar totalmente esses tratamentos nos casos de pessoas que apresentam uma pele sensível.

Contraindicações especiais do uso de bicarbonato de sódio no rosto

O produto não é indicado para peles secas e sensíveis e não pode ser passado depois do uso de lâmina ou cera de depilação porque pode provocar uma sensação de dor ou queimação.

O bicarbonato de sódio também não pode ser aplicado sob cicatrizes abertas, feridas, queimaduras e peles rachadas e uma pessoa não deve se expor ao sol logo depois de passar o produto, devendo lembrar-se de usar filtro solar diariamente.

Em casos de irritações por conta do uso do bicarbonato de sódio, ardência, queimação e coceira, a recomendação é lavar imediatamente a região afetada e suspender o uso.

Além de seguir esses passos, o nosso conselho para quem apresentar qualquer tipo de reação adversa depois de usar o bicarbonato de sódio no rosto é procurar rapidamente o auxílio médico, mesmo que não ache que se trata de um efeito colateral tão grave assim. Isso é necessário para checar a real seriedade do sintoma e receber o tratamento que for necessário.

Se você procura métodos caseiros porque está insatisfeito com a sua pele

Antes de testar receitas caseiras com um produto que pode ser prejudicial para o rosto e para a pele, como é o caso do bicarbonato de sódio, procure o auxílio de um dermatologista. Isso é especialmente importante se você já sofre com um problema de pele, como é o caso da acne.

Mesmo quando se tratar de truques com outros ingredientes caseiros, tenha bastante cuidado com os tutoriais e dicas que você encontra pela internet e redes sociais. Mesmo que o produto funcione e não provoque reações em uma pessoa, não dá para assegurar que o mesmo ocorrerá com você.

Isso porque cada um apresenta um tipo de pele diferente, que se dá melhor com diferentes tipos de cuidados e substâncias. Como se não bastasse, a eficiência e segurança de um produto pode variar conforme o grau de problema na pele apresentado por cada pessoa.

Outra estratégia que pode ajudar em termos de cuidados com a pele é incluir desde cedo na alimentação a dieta antirrugas com alimentos bons para a pele.

O bicarbonato de sódio também não é bom para os cabelos

Se passar bicarbonato no rosto faz mal, aplicar o bicarbonato no cabelo também pode não ser a mais inteligente das ideias.

Existem pessoas que têm o costume de misturar bicarbonato de sódio com vinagre de cidra de maçã em substituição ao shampoo. Além do cheiro não tão agradável que isso pode gerar se a pessoa não tomar cuidado, ao longo do tempo essa prática pode agravar um caso do chamado “bad hair day”, algo como “dia ruim para os cabelos” em inglês.

Assim como acontece com a pele e o couro cabeludo, os cabelos também são ácidos. Isso sem contar que apesar de ser possível que o bicarbonato deixe as madeixas capilares brilhantes no começo, com o passar do tempo a aplicação do produto resultará em problemas como frizz, cabelos emaranhados e quebradiços.

Fontes e Referências Adicionais:

Você já imaginava que passar bicarbonato no rosto faz mal? Tinha curiosidade de experimentar esse truque caseiro? Comente abaixo!

Note: There is a rating embedded within this post, please visit this post to rate it.

Fonte: Mundo Boa Forma

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Receita de granola low carb deliciosa

A granola é o acompanhamento que muitas pessoas escolhem para comer com fruta ou iogurte na dieta. Mas, quando a intenção é reduzir os carboidratos, é preciso tomar cuidado com o alimento. Um motivo é que muitas granolas industrializadas trazem açúcar adicionado, o que aumenta o seu teor de carboidratos. Porém, mesmo as caseiras e sem adição de açúcar extra podem ter aveia, que embora seja saudável e nutritiva, também é fonte de carboidratos . Entretanto, quem está cortando os carboidratos não precisa abandonar o acompanhamento. Basta optar por uma granola low carb, como a que vamos aprender a fazer hoje. O prato conta com um mix de oleaginosas e sementes. Além disso, ele leva coco em pedaços ou ralado, noz-moscada, canela em pó e extrato de baunilha, que deixam o acompanhamento mais saboroso.  Venha experimentar como a granola low carb fica incrível! Aprenda o passo a passo da receita e prove hoje mesmo! Imprimir Granola low carb

Sensibilidade ao glúten não celíaca: o que é, sintomas e tratamento

Você costuma sentir a barriga inchada, alteração no trânsito intestinal normal, seja com constipação ou diarreia, e azia logo após comer pães e massas? Já suspeitou de doença celíaca, mas o diagnóstico foi negativo? Você pode ter sensibilidade ao glúten não celíaca.  A sensibilidade ao glúten não celíaca é quando uma pessoa apresenta sintomas semelhantes aos da doença celíaca, sem ter a doença. Quem é sensível ao glúten não apresenta os mecanismos de reação alérgica e nem de doença autoimune, que definem os quadros clínicos da alergia ao trigo e da doença celíaca.  O glúten é uma proteína presente em alguns cereais, como o trigo, o centeio, o malte e a cevada, e tem sofrido intensas modificações genéticas para atender à indústria alimentícia. Segundo a Embrapa, o trigo que nós consumimos atualmente contém 20 vezes mais glúten do que há 40 anos. Isso explica por que tanta gente tem problemas digestivos relacionados ao glúten.  Entenda mais sobre a sensibilidade ao glúten não celíaca

Alimentação para herpes: o que comer e o que evitar

Se você tem herpes, deve saber o quanto é incômodo quando a ferida retorna, após algum tempo inativa. E são constantes esse vai e volta da ferida, que pode acontecer devido a vários fatores. Agora, será que existem alimentos que podemos comer ou evitar para prevenir o aparecimento ou resolver uma crise mais rapidamente?  O herpes se desenvolve como resultado de uma infecção pelo vírus herpes simples, que fica adormecido por um período, até que é ativado por alguns gatilhos. Não há dúvidas de que gripes, flutuações hormonais e condições ambientais sejam gatilhos para o surgimento do herpes, mas e os alimentos?   Ainda não há muitos estudos que relacionam alimentação e herpes, mas há indícios de que comer alimentos ricos em lisina e evitar aqueles com arginina possam prevenir o aparecimento de herpes ou tornar a cicatrização da ferida mais rápida, diminuindo o tempo do ciclo. Além disso, ingerir alimentos que fortalecem o sistema imunológico parece ajudar a manter o vírus inativo. V