Pular para o conteúdo principal

7 melhores vegetais ricos em ferro

Conhecer e comer vegetais ricos em ferro é essencial, devido à importância do mineral para a nossa saúde. Afinal, ele é necessário para a formação da proteína hemoglobina, uma que faz parte das células sanguíneas e transporta oxigênio dos pulmões ao corpo.

Além disso, precisamos do nutriente para a produção da mioglobina, outra proteína que trabalha no transporte do oxigênio e está presente nos músculos.

No entanto, não é apenas isso que o ferro faz. Ele também auxilia os músculos no armazenamento e utilização de oxigênio e é parte de diversas outras proteínas e enzimas.

7 vegetais ricos em ferro

Deu para perceber como o ferro é um mineral essencial para o corpo humano, não é mesmo? Pois é, tanto que quem tem pouco ferro no organismo pode desenvolver a anemia por deficiência de ferro (anemia ferropriva).

Assim, vale muito a pena dar uma chance aos vegetais ricos em ferro que vamos conhecer abaixo e incluir nas refeições:

1. Espinafre

A nutricionista Franziska Spritzler apontou o espinafre como um dos alimentos ricos em ferro. Embora o seu ferro seja na versão não-heme, que o corpo não absorve muito bem, o verdinho contém vitamina C, um nutriente que melhora a absorção do mineral.

Conforme o pesquisador da área de nutrição Kris Gunnars, outros nutrientes presentes no espinafre são: fibras, cálcio, potássio, magnésio, vitamina A, vitamina B6, vitamina B9, vitamina E e vitamina K.

2. Brócolis

Brócolis - vegetais ricos em ferro

Assim como o espinafre, além de ser um dos vegetais ricos em ferro, o brócolis tem vitamina C para auxiliar a absorver melhor o mineral, afirmou Spritzler.

Ao mesmo tempo, ele possui fibras e vitaminas e minerais, como manganês, potássio, vitamina B9, vitamina C e vitamina K, segundo a nutricionista e mestra em nutrição humana Adda Bjarnadottir.

3. Batatas

“Batatas contêm quantidades significativas de ferro, concentradas principalmente nas suas peles”, detalhou a nutricionista Alina Petre. Portanto, vale a pena investir em preparações culinárias que mantenham a pele no alimento.

Um tipo de batata mais saudável é a batata doce que também tem carboidratos, fibras, potássio, manganês, vitamina B5, vitamina B6, vitamina C, vitamina E e betacaroteno, que o organismo pode converter em vitamina A, apontou Bjarnadottir.

4. Cogumelos

Este é um dos vegetais ricos em ferro que precisam de adendos. De acordo com a nutricionista Alina Petre, algumas variedades do alimento como o cogumelo ostra são particularmente ricos em ferro.

Por outro lado, o cogumelo Portobello e o cogumelo shiitake possuem quantidades bem pequenas do mineral, acrescentou a especialista.

De maneira geral, acredita-se que os cogumelos também contenham selênio, potássio, cobre, fósforo, vitaminas do complexo B e vitamina D.

5. Couve

A verdinha foi outro alimento que Petre apresentou como um dos vegetais ricos em ferro. Além disso, a couve fornece magnésio, potássio, cobre, vitamina A, vitamina B6, vitamina C e vitamina K, segundo o pesquisador da área de nutrição Kris Gunnars.

6. Repolho

Repolho - vegetais ricos em ferro

Antes de rejeitá-lo por imaginar que o repolho pode provocar muitos gases, saiba que Petre também classificou o vegetal como um alimento com boas quantidades de ferro.

Entretanto, isso não é tudo. O repolho ainda carrega fibras, manganês, cálcio, potássio, magnésio, vitamina A, vitamina B2, vitamina B6, vitamina B9, vitamina C e vitamina K, conforme afirma a nutricionista e mestra em nutrição Jillian Kubala.

7. Pasta ou massa de tomate

Petre explicou que embora o tomate tenha apenas um pouquinho de ferro, ao ser desidratado ao sol ou concentrado na forma de pasta, massa ou molho natural, o teor do mineral fica bem maior.

“Os tomates também são uma ótima fonte de vitamina C, que ajuda a aumentar a absorção de ferro. Além disso, eles são uma ótima fonte de licopeno, um antioxidante ligado a um risco reduzido de queimadura solar”, adicionou a especialista.

Outros nutrientes presentes nos tomates incluem: fibras, potássio, vitamina B9 e vitamina K, destacou a nutricionista e mestra em nutrição humana Adda Bjarnadottir.

Para realmente absorver o ferro dos vegetais

Não acontece somente com o espinafre. De maneira geral, o ferro nos alimentos de origem vegetal é da categoria não-heme, aquela que não é muito bem absorvida pelo organismo.

Portanto, não é à toa que a nutricionista Franziska Spritzler lembra que é necessário consumir as fontes vegetais de ferro ao lado de alimentos ricos em vitamina C para tornar a absorção do mineral mais eficiente.

Por outro lado, para absorver melhor o ferro dos alimentos também é preciso evitar ingerir café, chá ou comidas e bebidas ricas em cálcio enquanto estiver consumindo vegetais ricos em ferro.

Você sabe que precisa aumentar a sua ingestão de ferro? Então, é aconselhável que procure a orientação de um nutricionista para saber como fazer isso de maneira eficiente.

Não perca o vídeo a seguir! Nele, a nossa nutricionista esclarece sobre a anemia ferropriva e outros tipos de anemia:

Fontes e Referências Adicionais

Você costuma comer esses vegetais ricos em ferro? Então, conte quais mais gosta nos comentários!

Note: There is a rating embedded within this post, please visit this post to rate it.

Fonte: Mundo Boa Forma

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Receita de granola low carb deliciosa

A granola é o acompanhamento que muitas pessoas escolhem para comer com fruta ou iogurte na dieta. Mas, quando a intenção é reduzir os carboidratos, é preciso tomar cuidado com o alimento. Um motivo é que muitas granolas industrializadas trazem açúcar adicionado, o que aumenta o seu teor de carboidratos. Porém, mesmo as caseiras e sem adição de açúcar extra podem ter aveia, que embora seja saudável e nutritiva, também é fonte de carboidratos . Entretanto, quem está cortando os carboidratos não precisa abandonar o acompanhamento. Basta optar por uma granola low carb, como a que vamos aprender a fazer hoje. O prato conta com um mix de oleaginosas e sementes. Além disso, ele leva coco em pedaços ou ralado, noz-moscada, canela em pó e extrato de baunilha, que deixam o acompanhamento mais saboroso.  Venha experimentar como a granola low carb fica incrível! Aprenda o passo a passo da receita e prove hoje mesmo! Imprimir Granola low carb

Sensibilidade ao glúten não celíaca: o que é, sintomas e tratamento

Você costuma sentir a barriga inchada, alteração no trânsito intestinal normal, seja com constipação ou diarreia, e azia logo após comer pães e massas? Já suspeitou de doença celíaca, mas o diagnóstico foi negativo? Você pode ter sensibilidade ao glúten não celíaca.  A sensibilidade ao glúten não celíaca é quando uma pessoa apresenta sintomas semelhantes aos da doença celíaca, sem ter a doença. Quem é sensível ao glúten não apresenta os mecanismos de reação alérgica e nem de doença autoimune, que definem os quadros clínicos da alergia ao trigo e da doença celíaca.  O glúten é uma proteína presente em alguns cereais, como o trigo, o centeio, o malte e a cevada, e tem sofrido intensas modificações genéticas para atender à indústria alimentícia. Segundo a Embrapa, o trigo que nós consumimos atualmente contém 20 vezes mais glúten do que há 40 anos. Isso explica por que tanta gente tem problemas digestivos relacionados ao glúten.  Entenda mais sobre a sensibilidade ao glúten não celíaca

Alimentação para herpes: o que comer e o que evitar

Se você tem herpes, deve saber o quanto é incômodo quando a ferida retorna, após algum tempo inativa. E são constantes esse vai e volta da ferida, que pode acontecer devido a vários fatores. Agora, será que existem alimentos que podemos comer ou evitar para prevenir o aparecimento ou resolver uma crise mais rapidamente?  O herpes se desenvolve como resultado de uma infecção pelo vírus herpes simples, que fica adormecido por um período, até que é ativado por alguns gatilhos. Não há dúvidas de que gripes, flutuações hormonais e condições ambientais sejam gatilhos para o surgimento do herpes, mas e os alimentos?   Ainda não há muitos estudos que relacionam alimentação e herpes, mas há indícios de que comer alimentos ricos em lisina e evitar aqueles com arginina possam prevenir o aparecimento de herpes ou tornar a cicatrização da ferida mais rápida, diminuindo o tempo do ciclo. Além disso, ingerir alimentos que fortalecem o sistema imunológico parece ajudar a manter o vírus inativo. V