Se você perguntar a um ciclista se ele é a favor dos sistemas de compartilhamento de bicicletas, ele provavelmente dirá que sim. Ecológico, econômico e prático, o sistema de bikes compartilhadas já está presente em muitas cidades brasileiras, e há anos é lugar-comum em capitais como Paris e Londres. No entanto, a ideia também traz prejuízos. Na China, por exemplo, a grande oferta de bicicletas e a baixa procura está gerando imensos cemitérios de bikes, abandonadas pelas ruas da cidade e recolhidas por funcionários das empresas que as disponibilizam.
Arrogância da indústria
Um fotógrafo na cidade de Xiamen, no sudeste do país, fez imagens assustadoras da montanha de bicicletas descartadas acumuladas em um depósito (acima), para o jornal britânico The Guardian. As bicicletas vinham das três maiores empresas de compartilhamento de bikes daquele país: Mobike, Ofo e Bluegogo, que recentemente foi à falência. Em uma carta pública sobre o fechamento da empresa, o presidente da Bluegogo pediu desculpas por seus erros e admitiu ter tratado do assunto “com muita arrogância”.
A cidade de Xangai tem 1.5 milhão de bicicletas disponíveis nas ruas, cerca de uma para cada 16 habitantes, com um custo de uso muito baixo para o usuário. Em Londres, cuja população equivale a um terço da de Xangai, há apenas 11.000 bicicletas disponíveis para uso público.
Muitas bicicletas têm um sistema de GPS que permite que o usuário não precise devolvê-la a uma estação, podendo deixá-la na rua – a imensa quantidade de bikes abandonadas também vem atrapalhando o tráfego de pedestres pelas ruas da cidade.
O post Exagero da indústria gera cemitério de bikes na China apareceu primeiro em Ativo.
Fonte: Ativo.com
Comentários
Postar um comentário