Pular para o conteúdo principal

Cicloturismo existe também na capital paulista

Hoje escrevo meu primeiro texto para VO2 e resolvi inaugurar este momento contando um pouco como cheguei aqui.

Muita pedalada aconteceu na minha vida: já pedalei por São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Paraná, Bahia, Fortaleza, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Manaus; e também México, Argentina e Peru. Tudo isso, apenas desde desde que voltei a levar uma criança na garupa: a Marina, a Nina, minha segunda filha, que começou a pegar carona na bike desde 2009 e até hoje já percorremos, no mínimo, 30.000 km juntas.

Esta nossa trajetória foi fundamental para conhecer pessoas, a estrutura das cidades, fazer e ser parte da mudança.

Voltando um pouco no tempo (na verdade bastante tempo…haha!) minhas primeiras pedaladas foram num sítio em Mailasqui, distrito de São Roque (SP). Aos 14 anos comecei a pedalar pra escola na região da Faria Lima, em São Paulo, e nesta época, me lembro bem, a bike era sinônimo de autonomia e liberdade – eu ia para todos os cantos da cidade sem gastar a mesada. Isso era muita vantagem!

Pra exemplificar minha trajetória com a Nina e me apresentar melhor, gostaria de mostrar este vídeo abaixo, que fizemos com a Renata Falzoni, do Bike é legal, em uma cicloviagem até a Cachoeira do Jamil, em Parelheiros, com direito a barraca de camping, saco de dormir, comida e troca de roupa penduradas na bike.

Foi uma viagem cansativa e divertida. Utilizei uma ajudinha do pedelec* apenas nas subidas. Na volta, infelizmente sem imagens, pegamos um temporal nas estradas de terra e por fim, chegamos em São Paulo como trapos felizes.

Em meus próximos textos, espero poder compartilhar com vocês nossos caminhos pelas cidades.

 

 

*PEDELEC (do inglês: Pedal Electric Cycles) é uma bicicleta elétrica que, através de sensores na pedalada, sustenta o esforço do ciclista somente durante a pedalada, ou seja, em uma subida, o peso da bicicleta é dividido com o ciclista pelos impulsos do PEDELEC. Você não deixa de pedalar, apenas tem um empurrãozinho na subida.

O post Cicloturismo existe também na capital paulista apareceu primeiro em Ativo.



Fonte: Ativo.com

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Grávida pode usar henna na sobrancelha?

Usar henna na sobrancelha parece um procedimento inofensivo, mas se você está grávida é importante questionar alguns pontos relacionados ao uso do produto. Isso porque todo e qualquer produto aplicado na pele é absorvido através dela. E, algumas vezes, tais substâncias podem atravessar a placenta e atingir o feto. Certamente, os cuidados estéticos durante a gravidez são importantes para o bem estar e autoestima da mulher, mas é preciso tomar algumas precauções quanto ao uso de henna. Veja quais são eles. Grávida pode usar henna na sobrancelha? A henna é extraída de uma planta e seu uso é liberado na gravidez, mas com algumas ressalvas. A henna 100% natural é segura na gravidez Saiba se a henna é natural ou não De acordo com a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), a henna é segura na gravidez dependendo da sua composição. Assim, o ideal é usar a henna 100% natural, que é livre de ingredientes como iodo, amônia ou metais pesados que podem prejudicar o bebê em des...

Banana engorda ou emagrece? Como comer certo! Dicas e Cuidados

Será que a banana engorda ou ela ajuda a emagrecer? Muitas pessoas se preocupam com a banana na dieta, não querem ganha peso e querem dicas para comer da forma correta. Outras pessoas, por outro lado, querem engordar, ganhar peso com saúde. Veja como a banana pode fazer parte de sua alimentação saudável e até de sua dieta de emagrecimento. Note: There is a rating embedded within this post, please visit this post to rate it. Fonte: Mundo Boa Forma

Periodização de treino: o que é, por que fazer, ciclos e modelos

Você tem a impressão de que os resultados do seu treinamento estagnaram? Percebeu que, no início, quando começou a treinar, seus resultados eram mais evidentes e parecia que o treino fazia mais efeito? Isso é algo muito comum, e a causa pode ser a falta de periodização dos treinos .  É normal idealizarmos um corpo que queremos construir na academia mas, geralmente, para atingir esse objetivo leva um bom tempo, em que precisamos ter constância de treinamento e dieta regrada.  Esse trajeto pode se tornar muito mais satisfatório e eficiente se, além dessa meta de longo prazo, estabelecermos metas de curto e médio prazos, que são organizadas em uma planilha de treino. Dessa forma, a sua rotina de treinamento passa a ser baseada em um projeto composto de pequenas metas e estratégias bem definidas.  Todo atleta busca performance e, por isso, seu treino é periodizado. Isso não significa que a periodização é restrita aos atletas, ela é importante para todas as pessoas que trei...