Pular para o conteúdo principal

O que fazer no treino de base para ir bem em provas de corrida

Se você tirou férias dos treinos ou decidiu que, finalmente, chegou a hora de começar a correr, bem-vinda à temporada de base. A preparação inicial é fundamental para qualquer atleta, seja qual for seu objetivo e nível. É como um prédio: sem um bom alicerce, ele pode desabar.

“Os ganhos de condicionamento físico nesse período darão suporte para o trabalho ao longo dos meses e ainda reduzem o risco de lesões”, explica Thiago Pitta Penna, head coach do estúdio Team Penna, em São Paulo.

Pegue leve

O foco dessa fase (que dura de quatro a oito semanas) é fortalecer e rodar em um ritmo leve. “Geralmente, são três treinos de 50 a 60 minutos por semana, variando os estímulos, como inclinação, exercícios educativos ou quilometragens mais longas”, orienta Daniel Neves, diretor técnico da DPN Run Assessoria Esportiva, em São Paulo.

Vale mudar os terrenos para evitar o impacto do asfalto e trabalhar força e consciência corporal – corra na grama e em trilhas. Já outros esportes, como natação e remo, ajudam no fôlego e na capacidade motora. “E não esqueça, claro, o fortalecimento muscular.”

Sem recorde

Não que agora as competições não sejam indicadas, mas pode ter certeza de que não será um bom momento para baixar seu tempo. “Se quiser participar de alguma prova, vá para colocar em prática os ensinamentos dos treinos, exercitando a correção da postura e o desenvolvimento de ritmo e estratégia”, orienta Thiago.

GymPass BOA FORMA: treine em mais de 12 mil academias por um valor fixo

Mas nada de forçar demais para não se lesionar – suas pernas ainda não estão prontas para isso, por mais que já tenha experiência no passado! “É a fase de sentir e respeitar seu corpo. Não tenha pressa. Comece com calma para que os resultados apareçam ao longo do ano”, finaliza o treinador Daniel.



Fonte: Revista Boa Forma

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Grávida pode usar henna na sobrancelha?

Usar henna na sobrancelha parece um procedimento inofensivo, mas se você está grávida é importante questionar alguns pontos relacionados ao uso do produto. Isso porque todo e qualquer produto aplicado na pele é absorvido através dela. E, algumas vezes, tais substâncias podem atravessar a placenta e atingir o feto. Certamente, os cuidados estéticos durante a gravidez são importantes para o bem estar e autoestima da mulher, mas é preciso tomar algumas precauções quanto ao uso de henna. Veja quais são eles. Grávida pode usar henna na sobrancelha? A henna é extraída de uma planta e seu uso é liberado na gravidez, mas com algumas ressalvas. A henna 100% natural é segura na gravidez Saiba se a henna é natural ou não De acordo com a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), a henna é segura na gravidez dependendo da sua composição. Assim, o ideal é usar a henna 100% natural, que é livre de ingredientes como iodo, amônia ou metais pesados que podem prejudicar o bebê em des...

Banana engorda ou emagrece? Como comer certo! Dicas e Cuidados

Será que a banana engorda ou ela ajuda a emagrecer? Muitas pessoas se preocupam com a banana na dieta, não querem ganha peso e querem dicas para comer da forma correta. Outras pessoas, por outro lado, querem engordar, ganhar peso com saúde. Veja como a banana pode fazer parte de sua alimentação saudável e até de sua dieta de emagrecimento. Note: There is a rating embedded within this post, please visit this post to rate it. Fonte: Mundo Boa Forma

Periodização de treino: o que é, por que fazer, ciclos e modelos

Você tem a impressão de que os resultados do seu treinamento estagnaram? Percebeu que, no início, quando começou a treinar, seus resultados eram mais evidentes e parecia que o treino fazia mais efeito? Isso é algo muito comum, e a causa pode ser a falta de periodização dos treinos .  É normal idealizarmos um corpo que queremos construir na academia mas, geralmente, para atingir esse objetivo leva um bom tempo, em que precisamos ter constância de treinamento e dieta regrada.  Esse trajeto pode se tornar muito mais satisfatório e eficiente se, além dessa meta de longo prazo, estabelecermos metas de curto e médio prazos, que são organizadas em uma planilha de treino. Dessa forma, a sua rotina de treinamento passa a ser baseada em um projeto composto de pequenas metas e estratégias bem definidas.  Todo atleta busca performance e, por isso, seu treino é periodizado. Isso não significa que a periodização é restrita aos atletas, ela é importante para todas as pessoas que trei...