Pular para o conteúdo principal

Anticorpos de recuperados da COVID-19 podem atacar o organismo

O que o novo coronavírus pode provocar no corpo de uma pessoa e o que pode acontecer no organismo após recuperar-se da COVID-19 ainda intriga não somente a população, como também os médicos e os pesquisadores.

Por exemplo, já noticiou-se que sintomas persistentes podem atingir alguns pacientes mesmo após a cura da COVID-19. Agora, a suspeita é que, em alguns casos, isso possa ter uma relação com anticorpos que o organismo desenvolve.

Conforme um estudo de outubro que saiu no jornal científico Immunity, até pessoas que se recuperam de casos leves da COVID-19 podem produzir anticorpos contra a infecção.

Entretanto, outra pesquisa indicou que em algumas situações, o sistema imunológico pode virar-se contra o próprio organismo enquanto tenta combater o novo coronavírus. O estudo é de especialistas da Universidade Emory, nos Estados Unidos.

Os pesquisadores analisaram 52 amostras de sangue de pacientes que se recuperaram de um quadro grave da COVID-19. A partir dos resultados, eles observaram que 44% do organismo apresentava anticorpos que reagiam a parcelas do DNA humano.

Entre o grupo de pacientes que teve um quadro mais severo da COVID-19 e precisou de intubação, 70% tinham as células imunitárias que atacavam o próprio organismo.

Além disso, muitos dos pacientes também possuíam anticorpos que neutralizavam proteínas que contribuem com a formação de coágulos sanguíneos saudáveis.

Assim, os especialistas acreditam que as descobertas da pesquisa também poderiam explicar por que as pessoas que sofrem com a COVID-19 persistente apresentam problemas cardiovasculares, problemas renais e inflamação generalizada no organismo.

Vamos com calma

Pesquisa

No entanto, vale ressaltar que este segundo estudo citado dos anticorpos que atacam o organismo saiu no medRxiv, que é um repositório de preprints.

É importante saber que um preprint é um estudo que ainda não passou pela revisão de outros especialistas. Ou seja, ainda não saiu oficialmente em um periódico científico.

Além disso, o medRxiv alerta que os preprints não devem guiar práticas médicas e comportamentos em relação à saúde e nem ser considerados uma informação já estabelecida.

Portanto, antes de tirarmos conclusões oficiais, precisamos aguardar que a pesquisa passe por essa revisão e tenha a sua publicação aceita em um periódico científico.

Precisamos também esperar por mais estudos sobre o tema para saber em que grau e frequência esses anticorpos que se viram contra o organismo atacam os pacientes que foram infectados pelo novo coronavírus.

Fontes e Referências Adicionais

Você já teve a COVID-19? Desenvolveu anticorpos ao vírus? Conte para nós nos comentários!

Note: There is a rating embedded within this post, please visit this post to rate it.

Fonte: Mundo Boa Forma

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Banana engorda ou emagrece? Como comer certo! Dicas e Cuidados

Será que a banana engorda ou ela ajuda a emagrecer? Muitas pessoas se preocupam com a banana na dieta, não querem ganha peso e querem dicas para comer da forma correta. Outras pessoas, por outro lado, querem engordar, ganhar peso com saúde. Veja como a banana pode fazer parte de sua alimentação saudável e até de sua dieta de emagrecimento. Note: There is a rating embedded within this post, please visit this post to rate it. Fonte: Mundo Boa Forma

Grávida pode usar henna na sobrancelha?

Usar henna na sobrancelha parece um procedimento inofensivo, mas se você está grávida é importante questionar alguns pontos relacionados ao uso do produto. Isso porque todo e qualquer produto aplicado na pele é absorvido através dela. E, algumas vezes, tais substâncias podem atravessar a placenta e atingir o feto. Certamente, os cuidados estéticos durante a gravidez são importantes para o bem estar e autoestima da mulher, mas é preciso tomar algumas precauções quanto ao uso de henna. Veja quais são eles. Grávida pode usar henna na sobrancelha? A henna é extraída de uma planta e seu uso é liberado na gravidez, mas com algumas ressalvas. A henna 100% natural é segura na gravidez Saiba se a henna é natural ou não De acordo com a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), a henna é segura na gravidez dependendo da sua composição. Assim, o ideal é usar a henna 100% natural, que é livre de ingredientes como iodo, amônia ou metais pesados que podem prejudicar o bebê em des...

Alimentação para herpes: o que comer e o que evitar

Se você tem herpes, deve saber o quanto é incômodo quando a ferida retorna, após algum tempo inativa. E são constantes esse vai e volta da ferida, que pode acontecer devido a vários fatores. Agora, será que existem alimentos que podemos comer ou evitar para prevenir o aparecimento ou resolver uma crise mais rapidamente?  O herpes se desenvolve como resultado de uma infecção pelo vírus herpes simples, que fica adormecido por um período, até que é ativado por alguns gatilhos. Não há dúvidas de que gripes, flutuações hormonais e condições ambientais sejam gatilhos para o surgimento do herpes, mas e os alimentos?   Ainda não há muitos estudos que relacionam alimentação e herpes, mas há indícios de que comer alimentos ricos em lisina e evitar aqueles com arginina possam prevenir o aparecimento de herpes ou tornar a cicatrização da ferida mais rápida, diminuindo o tempo do ciclo. Além disso, ingerir alimentos que fortalecem o sistema imunológico parece ajudar a manter o vír...