Pular para o conteúdo principal

Descubra se você pode ter intolerância à lactose

O organismo de quem sofre com a intolerância à lactose, que é o açúcar do leite, não consegue digerir completamente essa substância. Geralmente, a causa do problema é uma produção muito baixa e insuficiente de lactase, enzima que atua na digestão da lactose.

Assim, quem sofre com a condição precisa restringir o seu consumo de leite e até de outros produtos laticínios, dependendo do seu grau de intolerância.

Entretanto, sabia que não são poucas pessoas que têm o problema? Isso porque estima-se que até 65% das pessoas no mundo apresentem algum tipo de deficiência de lactase.

Você já sentiu-se mal depois de consumir leite, alguma receita com leite ou um produto laticínio? Já suspeitou que possa ter a intolerância à lactose? Existem alguns sintomas que podem indicar que uma pessoa tem a condição. Por exemplo:

1. Gases

Gases

O aumento da produção de gases dentro de 30 minutos a duas horas após fazer uma refeição que contenha lactose pode ser um dos sintomas da intolerância ao açúcar do leite.

2. Inchaço

Ao mesmo tempo, um inchaço na região abdominal também é um dos possíveis sintomas da intolerância à lactose.

Isso pode ocorrer porque a maior produção de gases trazida pela condição dilata o estômago e o intestino, deixando a barriga mais volumosa. Aliás, para alguns, o efeito pode ser expressivo.

Além disso, o açúcar do leite não digerido fermenta no organismo e dá uma considerável sensação de inchaço.

3. Diarreia

Pessoa com diarreia

Além disso, o intolerante à lactose também pode ter diarreia após consumir leite e seus derivados porque a presença da lactose não digerida atrai muita água para o intestino.

4. Cólica, náuseas e vômito

Embora não tenham diarreia, algumas pessoas que possuem a intolerância ao açúcar do leite podem sofrer com cólicas, náusea e até mesmo vômito após ingerir a lactose.

Intolerância não é o mesmo que alergia

A intolerância à lactose é uma condição, enquanto a alergia à proteína do leite de vaca é outra doença diferente. Aliás, a última é uma questão que envolve o sistema imunológico e costuma ser um problema mais grave e que exige mais cuidado. Saiba mais sobre a alergia à proteína do leite.

Atenção!

Tem alguma dúvida ou percebeu que seu corpo apresenta um ou mais desses sintomas? Então, você precisa procurar a ajuda de um médico para confirmar se realmente tem a intolerância à lactose e saber direitinho quais cuidados deve tomar a partir de então.

Este artigo serve apenas para informar e jamais pode substituir o diagnóstico ou as orientações profissionais do médico.

Caso a sua intolerância à lactose se confirme, saiba que existem leites vegetais e receitas sem lactose, como sobremesas sem lactose e pães sem lactose, que você pode preparar aí mesmo da sua casa!

Não perca o vídeo a seguir! A nossa nutricionista apresenta os sinais da intolerância à lactose que o corpo dá. Confira:

Fontes e Referências Adicionais

Você tem intolerância à lactose? Conhece alguém que tenha? Então, conte para nós nos comentários!

Note: There is a rating embedded within this post, please visit this post to rate it.

Fonte: Mundo Boa Forma

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Receita de granola low carb deliciosa

A granola é o acompanhamento que muitas pessoas escolhem para comer com fruta ou iogurte na dieta. Mas, quando a intenção é reduzir os carboidratos, é preciso tomar cuidado com o alimento. Um motivo é que muitas granolas industrializadas trazem açúcar adicionado, o que aumenta o seu teor de carboidratos. Porém, mesmo as caseiras e sem adição de açúcar extra podem ter aveia, que embora seja saudável e nutritiva, também é fonte de carboidratos . Entretanto, quem está cortando os carboidratos não precisa abandonar o acompanhamento. Basta optar por uma granola low carb, como a que vamos aprender a fazer hoje. O prato conta com um mix de oleaginosas e sementes. Além disso, ele leva coco em pedaços ou ralado, noz-moscada, canela em pó e extrato de baunilha, que deixam o acompanhamento mais saboroso.  Venha experimentar como a granola low carb fica incrível! Aprenda o passo a passo da receita e prove hoje mesmo! Imprimir Granola low carb

Sensibilidade ao glúten não celíaca: o que é, sintomas e tratamento

Você costuma sentir a barriga inchada, alteração no trânsito intestinal normal, seja com constipação ou diarreia, e azia logo após comer pães e massas? Já suspeitou de doença celíaca, mas o diagnóstico foi negativo? Você pode ter sensibilidade ao glúten não celíaca.  A sensibilidade ao glúten não celíaca é quando uma pessoa apresenta sintomas semelhantes aos da doença celíaca, sem ter a doença. Quem é sensível ao glúten não apresenta os mecanismos de reação alérgica e nem de doença autoimune, que definem os quadros clínicos da alergia ao trigo e da doença celíaca.  O glúten é uma proteína presente em alguns cereais, como o trigo, o centeio, o malte e a cevada, e tem sofrido intensas modificações genéticas para atender à indústria alimentícia. Segundo a Embrapa, o trigo que nós consumimos atualmente contém 20 vezes mais glúten do que há 40 anos. Isso explica por que tanta gente tem problemas digestivos relacionados ao glúten.  Entenda mais sobre a sensibilidade ao glúten não celíaca

Banana engorda ou emagrece? Como comer certo! Dicas e Cuidados

Será que a banana engorda ou ela ajuda a emagrecer? Muitas pessoas se preocupam com a banana na dieta, não querem ganha peso e querem dicas para comer da forma correta. Outras pessoas, por outro lado, querem engordar, ganhar peso com saúde. Veja como a banana pode fazer parte de sua alimentação saudável e até de sua dieta de emagrecimento. Note: There is a rating embedded within this post, please visit this post to rate it. Fonte: Mundo Boa Forma