Pular para o conteúdo principal

Conserva de repolho fermentado – Benefícios e como fazer

Você já conhece o chucrute? Esse prato feito com repolho fermentado é bastante benéfico para a saúde. Saiba então quais são os benefícios da conserva de repolho fermentado e como fazer.

Antigamente, os alimentos fermentados eram mais consumidos porque demoravam mais para estragar. Com o tempo, o costume de ingerir alimentos que sofrem fermentação foi se perdendo.

No entanto, hoje muita gente passou a incluir mais e mais produtos originados da fermentação, e um deles é o chucrute. Aliás, se você quiser conhecer outros alimentos fermentados, veja também os benefícios do kefir e como fazer.

Graças ao processo de fermentação, a conserva de repolho fermentado pode trazer muitos nutrientes e benefícios para a saúde. Confira então quais são eles.

Benefícios da conserva de repolho fermentado

conserva de repolho

O chucrute é um excelente probiótico que oferece muitos nutrientes para o seu corpo. Aliás, o primeiro benefício é o alto teor nutricional da conserva. 

É nutritivo

De fato, a conserva de repolho fermentado é fonte de vitaminas e minerais como o cálcio, o ferro e várias vitaminas. De acordo com o U.S. Department of Agriculture (USDA), um copo com 142 g de chucrute pode oferecer os seguintes nutrientes:

Nutriente Quantidade por porção de 142 gramas
Calorias 27 calorias
Carboidratos 6 g
Gordura 0 g
Fibras 4 g
Proteínas 1 g
Sódio 41% do valor diário (VD)
Vitamina C 23% do VD
Vitamina K1 15% do VD
Ferro 12% do VD
Manganês 9% do VD
Vitamina B6 11% do VD
Folato 9% do VD
Cobre 15% do VD
Potássio 5% do VD

Além disso, o processo de fermentação permite que o alimento seja um excelente probiótico. 

Se você ainda não sabe, os probióticos são bactérias presentes em certos alimentos que beneficiam muito a saúde. Aliás, veja o que são probióticos e prebióticos.

Dessa forma, a conserva de repolho melhora a saúde intestinal e ajuda a deixar os alimentos mais fáceis de digerir. Assim, aumenta também a absorção de nutrientes como vitaminas e minerais de outros alimentos.

No entanto, vale ressaltar o alto teor de sódio do chucrute. Por isso, fique atento à porção e limite o sal no resto da sua dieta.

É bom para a digestão

Os probióticos em geral, inclusive o chucrute, são ótimos para a saúde digestiva. As bactérias saudáveis desses alimentos ajudam a prevenir e reduzir desconfortos digestivos como por exemplo:

Além disso, a conserva de repolho pode melhorar a digestão e absorção de nutrientes a partir dos alimentos.

Faz bem para o sistema imunológico

Os nutrientes e probióticos presentes na conserva de repolho fermentado podem melhorar a sua imunidade.

De fato, ao restaurar o equilíbrio das bactérias intestinais, o chucrute também fortalece o sistema imune. Além disso, ter uma flora intestinal saudável ajuda a evitar as bactérias nocivas e facilita a produção de anticorpos.

Dessa forma, comer chucrute regularmente pode diminuir o risco de várias doenças. E, mesmo que você fique resfriado, a recuperação provavelmente será bem mais rápida.

Como fazer conserva de repolho fermentado

repolho

Você também pode comprar a conserva de repolho, mas provavelmente o alimento terá conservantes e açúcares adicionados. Portanto, para uma versão mais saudável, faça você mesmo o seu chucrute. Parece complicado, mas fazer chucrute é muito fácil e barato.

Ingredientes:

  • 1 repolho picado;
  • 1 colher de sopa de sal não iodado;
  • 2 cenouras raladas (opcional);
  • 2 dentes de alho picados finamente (opcional).

Modo de preparo:

O primeiro passo é opcional e consiste em ralar a cenoura e picar o alho. Se não for usar esses ingredientes, pule então para a próxima etapa.

Agora, você vai precisa descartar as folhas externas do repolho (que geralmente estão mais murchas) e usar as demais. Em seguida, fatie o repolho em tiras finas. Se preferir, você também pode ralar ou processar o repolho.

Então, é hora de adicionar o sal e misturar tudo em uma tigela. Logo após colocar o sal, mexa o repolho por alguns minutos com as mãos. Você vai perceber que uma salmoura (mistura de água e sal) vai começar a acumular no fundo da tigela. Deixe então descansar por 20 minutos.

Em seguida, comprima bem o repolho para que ele fique totalmente submerso na água. Se necessário, coloque uma tampa, prato ou qualquer objeto pesado em cima do repolho para que o repolho fique em contato com a salmoura durante toda a fermentação.

Por fim, não tampe totalmente o recipiente, pois é preciso que os gases da fermentação tenham um espaço para sair. Tampe o recipiente usando um pano ou uma gaze ou uma tampa (sem vedar por completo) e deixe o recipiente em um lugar escuro e fresco por vários dias.

Depois de 2 a 3 semanas, você poderá transferir para um pote hermético para enfim guardar o chucrute na geladeira.

Dicas finais

É importante observar se o repolho está sempre submerso. Além disso, é esperado que ele libere água ao longo dos dias.

Quando armazenado adequadamente, a conserva pode durar até um ano.

O tempo de fermentação influencia diretamente na consistência e acidez do repolho fermentado. Assim, se você quer um chucrute mais ácido, deixe fermentar por mais tempo. É esperado que o aroma seja azedo e levemente ácido.

Então, depois desse longo processo, você terá um ótimo probiótico em suas mãos para consumir quando quiser.

Vídeo

Por fim, confira nos vídeos abaixo o que nossa nutricionista tem a dizer sobre os benefícios do repolho e saiba se ele engorda ou emagrece:

Fontes e Referências Adicionais

Você já experimentou conserva de repolho? Pretende fazer a receita que ensinamos em casa? Comente abaixo!

Note: There is a rating embedded within this post, please visit this post to rate it.

Fonte: Mundo Boa Forma

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Receita de granola low carb deliciosa

A granola é o acompanhamento que muitas pessoas escolhem para comer com fruta ou iogurte na dieta. Mas, quando a intenção é reduzir os carboidratos, é preciso tomar cuidado com o alimento. Um motivo é que muitas granolas industrializadas trazem açúcar adicionado, o que aumenta o seu teor de carboidratos. Porém, mesmo as caseiras e sem adição de açúcar extra podem ter aveia, que embora seja saudável e nutritiva, também é fonte de carboidratos . Entretanto, quem está cortando os carboidratos não precisa abandonar o acompanhamento. Basta optar por uma granola low carb, como a que vamos aprender a fazer hoje. O prato conta com um mix de oleaginosas e sementes. Além disso, ele leva coco em pedaços ou ralado, noz-moscada, canela em pó e extrato de baunilha, que deixam o acompanhamento mais saboroso.  Venha experimentar como a granola low carb fica incrível! Aprenda o passo a passo da receita e prove hoje mesmo! Imprimir Granola low carb ...

Sensibilidade ao glúten não celíaca: o que é, sintomas e tratamento

Você costuma sentir a barriga inchada, alteração no trânsito intestinal normal, seja com constipação ou diarreia, e azia logo após comer pães e massas? Já suspeitou de doença celíaca, mas o diagnóstico foi negativo? Você pode ter sensibilidade ao glúten não celíaca.  A sensibilidade ao glúten não celíaca é quando uma pessoa apresenta sintomas semelhantes aos da doença celíaca, sem ter a doença. Quem é sensível ao glúten não apresenta os mecanismos de reação alérgica e nem de doença autoimune, que definem os quadros clínicos da alergia ao trigo e da doença celíaca.  O glúten é uma proteína presente em alguns cereais, como o trigo, o centeio, o malte e a cevada, e tem sofrido intensas modificações genéticas para atender à indústria alimentícia. Segundo a Embrapa, o trigo que nós consumimos atualmente contém 20 vezes mais glúten do que há 40 anos. Isso explica por que tanta gente tem problemas digestivos relacionados ao glúten.  Entenda mais sobre a sensibilidade ao glút...

Alimentação para herpes: o que comer e o que evitar

Se você tem herpes, deve saber o quanto é incômodo quando a ferida retorna, após algum tempo inativa. E são constantes esse vai e volta da ferida, que pode acontecer devido a vários fatores. Agora, será que existem alimentos que podemos comer ou evitar para prevenir o aparecimento ou resolver uma crise mais rapidamente?  O herpes se desenvolve como resultado de uma infecção pelo vírus herpes simples, que fica adormecido por um período, até que é ativado por alguns gatilhos. Não há dúvidas de que gripes, flutuações hormonais e condições ambientais sejam gatilhos para o surgimento do herpes, mas e os alimentos?   Ainda não há muitos estudos que relacionam alimentação e herpes, mas há indícios de que comer alimentos ricos em lisina e evitar aqueles com arginina possam prevenir o aparecimento de herpes ou tornar a cicatrização da ferida mais rápida, diminuindo o tempo do ciclo. Além disso, ingerir alimentos que fortalecem o sistema imunológico parece ajudar a manter o vír...