Pular para o conteúdo principal

Enxaguante bucal de clorexidina – Para que serve e cuidados

Seu dentista recomendou um enxaguante bucal de clorexidina? Saiba para que serve, como usar e os cuidados que é preciso tomar.

Às vezes, o dentista recomenda o uso de um enxaguante bucal de clorexidina. Suas propriedades antissépticas são superiores aos enxaguantes comuns e, por isso, o enxaguante com clorexidina é mais eficaz para remover bactérias da boca.

Mas não é sempre que você pode usar esse enxaguante, pois seu uso traz riscos e efeitos colaterais. Isso ocorre porque o enxaguante com clorexidina não é um enxaguante comum – ele é um medicamento e por isso seu uso deve ser indicado por um profissional da saúde.

Aliás, veja também como cuidar da sua higiene bucal da forma correta.

Para que serve o enxaguante bucal de clorexidina

enxaguante e escovas de dente

O enxaguante bucal de digluconato de clorexidina é super eficaz para matar bactérias. No entanto, você deve usá-lo por tempo limitado e apenas sob recomendação do dentista.

Ele serve para eliminar bactérias e ajudar no tratamento de doenças como:

De fato, enxaguantes com princípio ativo de clorexidina são capazes de remover boa parte do biofilme – que é o local onde as bactérias da boca se acumulam.

Inflamações na boca como a gengivite precisam de um tratamento eficaz para o problema não evoluir para uma doença periodontal. Ao tratar a gengivite com clorexidina, é possível eliminar as bactérias responsáveis pelas doenças gengivais – reduzindo o risco de periodontite.

Além disso, sintomas comuns de gengivite como o inchaço e o sangramento da gengiva tendem a melhorar. Veja também o que pode ser a dor na gengiva e como tratar.

Como usar o enxaguante bucal

como usar enxaguante bucal de clorexidina

A clorexidina de uso oral deve ser usada de acordo com as recomendações do seu dentista. Mas, na maioria dos casos, a dose é de uma tampinha (ou cerca de 15 mL) de enxaguante uma ou duas vezes por dia – geralmente depois do café da manhã e antes de dormir.

O bochecho deve durar 30 segundos. Depois disso, você pode cuspir o produto e não deve enxaguar com água depois. 

É provável que fique um gosto esquisito na sua boca durante o tratamento com clorexidina, mas isso passa depois que você para de usar o produto. Aliás, esse é um dos motivos pelo qual o enxaguante de clorexidina não pode ser usado por muito tempo.

Normalmente, os dentistas recomendam o enxaguante bucal de clorexidina por tempo limitado – que pode variar de 5 a 10 dias, por exemplo. O uso da substância por mais tempo deve ser acompanhado de perto por um bom dentista.

Cuidados e efeitos colaterais

Existe um motivo por trás do uso prescrito desse enxaguante bucal. Usar de forma indevida ou por tempo prolongado da clorexidina pode manchar os dentes e causar mudanças desagradáveis no paladar.

Por isso, é importante saber usar corretamente o enxaguante. 

A saber, alguns efeitos adversos do uso de clorexidina são:

  • Manchas que podem afetar os dentes, as restaurações dentárias e até mesmo a língua;
  • Mudança de gosto dos alimentos durante o uso da clorexidina;
  • Mau hálito;
  • Diminuição da produção de saliva causando boca seca;
  • Aumento na formação de tártaro.

Para reduzir o risco de efeitos colaterais, é importante usar a clorexidina apenas pelo tempo indicado pelo dentista. Além disso, tome os seguintes cuidados:

  1. Nunca engula o enxaguante de clorexidina;
  2. Evite se alimentar logo depois do uso do enxaguante, pois isso eleva o risco de manchas;
  3. Nunca misture a clorexidina com outros produtos;
  4. Evite tomar bebidas como café ou refrigerante que podem manchar os dentes com mais facilidade;
  5. Não substitua os hábitos usuais de higiene bucal pelo uso da clorexidina;
  6. Escove os dentes e use o fio dental antes de usar a clorexidina, e nunca depois;
  7. Suspenda o uso e procure seu médico se notar sintomas de reação alérgica ao produto.

Mesmo que você use o produto corretamente, podem surgir algumas manchas nos dentes. Porém, não se preocupe, pois é possível removê-las em uma limpeza profissional com seu dentista.

Finalmente, se por algum motivo você não puder escovar os dentes ou usar fio dental – o que pode acontecer após uma cirurgia dentária, por exemplo – o dentista pode sugerir o uso da clorexidina como medida de higiene durante o pós-operatório.

Mas, assim que possível, a clorexidina é suspensa e você deve voltar a fazer a higiene bucal normalmente.

Fontes e referências adicionais

Seu dentista já recomendou o enxaguante de clorexidina para você? O que achou dele? Comente abaixo!

Note: There is a rating embedded within this post, please visit this post to rate it.

Fonte: Mundo Boa Forma

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Receita de granola low carb deliciosa

A granola é o acompanhamento que muitas pessoas escolhem para comer com fruta ou iogurte na dieta. Mas, quando a intenção é reduzir os carboidratos, é preciso tomar cuidado com o alimento. Um motivo é que muitas granolas industrializadas trazem açúcar adicionado, o que aumenta o seu teor de carboidratos. Porém, mesmo as caseiras e sem adição de açúcar extra podem ter aveia, que embora seja saudável e nutritiva, também é fonte de carboidratos . Entretanto, quem está cortando os carboidratos não precisa abandonar o acompanhamento. Basta optar por uma granola low carb, como a que vamos aprender a fazer hoje. O prato conta com um mix de oleaginosas e sementes. Além disso, ele leva coco em pedaços ou ralado, noz-moscada, canela em pó e extrato de baunilha, que deixam o acompanhamento mais saboroso.  Venha experimentar como a granola low carb fica incrível! Aprenda o passo a passo da receita e prove hoje mesmo! Imprimir Granola low carb ...

Sensibilidade ao glúten não celíaca: o que é, sintomas e tratamento

Você costuma sentir a barriga inchada, alteração no trânsito intestinal normal, seja com constipação ou diarreia, e azia logo após comer pães e massas? Já suspeitou de doença celíaca, mas o diagnóstico foi negativo? Você pode ter sensibilidade ao glúten não celíaca.  A sensibilidade ao glúten não celíaca é quando uma pessoa apresenta sintomas semelhantes aos da doença celíaca, sem ter a doença. Quem é sensível ao glúten não apresenta os mecanismos de reação alérgica e nem de doença autoimune, que definem os quadros clínicos da alergia ao trigo e da doença celíaca.  O glúten é uma proteína presente em alguns cereais, como o trigo, o centeio, o malte e a cevada, e tem sofrido intensas modificações genéticas para atender à indústria alimentícia. Segundo a Embrapa, o trigo que nós consumimos atualmente contém 20 vezes mais glúten do que há 40 anos. Isso explica por que tanta gente tem problemas digestivos relacionados ao glúten.  Entenda mais sobre a sensibilidade ao glút...

Alimentação para herpes: o que comer e o que evitar

Se você tem herpes, deve saber o quanto é incômodo quando a ferida retorna, após algum tempo inativa. E são constantes esse vai e volta da ferida, que pode acontecer devido a vários fatores. Agora, será que existem alimentos que podemos comer ou evitar para prevenir o aparecimento ou resolver uma crise mais rapidamente?  O herpes se desenvolve como resultado de uma infecção pelo vírus herpes simples, que fica adormecido por um período, até que é ativado por alguns gatilhos. Não há dúvidas de que gripes, flutuações hormonais e condições ambientais sejam gatilhos para o surgimento do herpes, mas e os alimentos?   Ainda não há muitos estudos que relacionam alimentação e herpes, mas há indícios de que comer alimentos ricos em lisina e evitar aqueles com arginina possam prevenir o aparecimento de herpes ou tornar a cicatrização da ferida mais rápida, diminuindo o tempo do ciclo. Além disso, ingerir alimentos que fortalecem o sistema imunológico parece ajudar a manter o vír...