Pular para o conteúdo principal

Whey protein ou hipercalórico – Qual tomar

É fundamental seguir uma dieta hipercalórica para ganhar peso e construir massa muscular. Como nem sempre isso é fácil, existem suplementos como o whey protein ou hipercalórico para te ajudar. Mas qual deles é melhor?

Entenda abaixo para que serve cada um, as principais diferenças entre eles e como tomar essa decisão.

Whey protein

scoop de whey protein

O whey protein é uma proteína extraída do soro do leite muito consumida por atletas e pessoas comuns que buscam a boa forma. Aliás, hoje já existem até versões veganas de whey protein para quem não toma leite, seja por problemas com a lactose, ou por qualquer outro motivo.

Esse suplemento é basicamente composto por uma grande concentração de proteínas de alto valor biológico, incluindo também glutamina, BCAA e aminoácidos essenciais.

Além de ajudar na construção de músculos, quando associado a exercícios de resistência (musculação), o whey protein proporciona outros benefícios, como por exemplo:

  1. Diminuição da fadiga muscular;
  2. Ação antioxidante;
  3. Aumento do rendimento na atividade física;
  4. Rápida absorção de nutrientes.

Os suplementos de whey protein geralmente são consumidos logo após o treino para que os músculos tenham nutrientes prontamente disponíveis para favorecer a recuperação e desenvolvimento muscular. Mas, se o seu objetivo também é emagrecer, tomar o whey protein logo pela manhã (ainda em jejum) também pode ajudar a controlar os níveis de açúcar no sangue. Além disso, existem muitas outras dicas de como tomar o whey protein para perder peso.

Hipercalórico

hipercalórico

O hipercalórico é um suplemento que serve para complementar as suas necessidades calóricas. Ao contrário do whey protein, que contém apenas proteínas, o hipercalórico pode conter uma mistura de proteínas, gorduras, carboidratos, vitaminas e minerais.

Assim como acontece com outros suplementos, também existem muitos tipos de hipercalórico. Por isso, é importante escolher aqueles que têm proteínas de melhor qualidade caso o seu objetivo seja o ganho de massa muscular.

Outros benefícios do hipercalórico são:

  1. Melhor desempenho físico nos treinos;
  2. Construção de massa muscular;
  3. Recuperação muscular;
  4. Nutricionalmente mais balanceado, por conter diversos macronutrientes e não só proteína.

Por outro lado, quem também deseja emagrecer deve evitar os hipercalóricos, pois uma vez que são ricos em gorduras e carboidratos, eles podem dificultar a perda de peso.

Os hipercalóricos são utilizados pelas pessoas que precisam ganhar peso, ou aquelas que gastam muitas calorias ao longo do dia, como é o caso dos atletas profissionais por exemplo, que têm uma rotina de treinos intensa. Para aumentar seu valor nutricional, ele pode ser misturado a sucos, leite ou vitaminas de frutas.

O ideal é consumir o hipercalórico logo depois dos treinos para uma rápida absorção.

Enfim, qual tomar: whey protein ou hipercalórico?

mulher tomando suplemento

Os dois tipos de suplementos são interessantes para a hipertrofia muscular. No entanto, é importante ter bem claro quais são os seus objetivos e os seus hábitos alimentares para fazer a escolha correta.

A grande diferença entre eles está no valor nutricional: o whey protein é basicamente composto por proteínas, e eventualmente pode conter uma pequena quantidade de gorduras e carboidratos, enquanto que o hipercalórico, além da proteína, normalmente contém outros  nutrientes, como os carboidratos e gorduras, em maiores quantidades

Por conta disso, uma porção de whey protein apresenta cerca de 100 a 150 calorias e já uma porção de hipercalórico pode fornecer até 400 calorias a mais.

Analisar a sua dieta também é importante. Se você já está consumindo carboidratos e gorduras em quantidades suficientes através da alimentação, isso significa que você não precisa de um hipercalórico. Aliás, ingerir um hipercalórico nesse caso pode até fazer você engordar, sem que alcance o seu objetivo de construir massa muscular.

Por isso, se você não tem dificuldade de obter, através da alimentação, a quantidade de calorias desejada, mas sua ingestão de proteínas ainda deixa a desejar, o whey protein é a melhor escolha. Além disso, o whey protein costuma ser uma opção de suplemento mais útil se o seu desejo também é queimar gordura.

Por outro lado, algumas pessoas têm dificuldade em engordar ou não têm apetite suficiente para consumir as calorias que o corpo precisa. Portanto, se a sua dificuldade está em não alcançar a sua meta de consumo calórico diário, um hipercalórico pode te ajudar muito, sem que você tenha que comer demais.

Dicas finais

É importante ter cuidado com as porções e também com a sua alimentação diária, pois tomar whey protein ou principalmente o hipercalórico, sem necessidade, pode fazer você acumular gordura.

Por fim, não se esqueça de que nenhum suplemento deve ser um substituto de refeições. Eles devem ser aliados na busca por seus objetivos, mas jamais substituem uma alimentação saudável e equilibrada e uma boa rotina de treinos.

Fontes e referências adicionais

E agora, você já sabe decidir qual é o melhor para você? Comente abaixo se você toma whey protein ou hipercalórico para turbinar os seus treinos!

Note: There is a rating embedded within this post, please visit this post to rate it.

Fonte: Mundo Boa Forma

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Receita de granola low carb deliciosa

A granola é o acompanhamento que muitas pessoas escolhem para comer com fruta ou iogurte na dieta. Mas, quando a intenção é reduzir os carboidratos, é preciso tomar cuidado com o alimento. Um motivo é que muitas granolas industrializadas trazem açúcar adicionado, o que aumenta o seu teor de carboidratos. Porém, mesmo as caseiras e sem adição de açúcar extra podem ter aveia, que embora seja saudável e nutritiva, também é fonte de carboidratos . Entretanto, quem está cortando os carboidratos não precisa abandonar o acompanhamento. Basta optar por uma granola low carb, como a que vamos aprender a fazer hoje. O prato conta com um mix de oleaginosas e sementes. Além disso, ele leva coco em pedaços ou ralado, noz-moscada, canela em pó e extrato de baunilha, que deixam o acompanhamento mais saboroso.  Venha experimentar como a granola low carb fica incrível! Aprenda o passo a passo da receita e prove hoje mesmo! Imprimir Granola low carb ...

Sensibilidade ao glúten não celíaca: o que é, sintomas e tratamento

Você costuma sentir a barriga inchada, alteração no trânsito intestinal normal, seja com constipação ou diarreia, e azia logo após comer pães e massas? Já suspeitou de doença celíaca, mas o diagnóstico foi negativo? Você pode ter sensibilidade ao glúten não celíaca.  A sensibilidade ao glúten não celíaca é quando uma pessoa apresenta sintomas semelhantes aos da doença celíaca, sem ter a doença. Quem é sensível ao glúten não apresenta os mecanismos de reação alérgica e nem de doença autoimune, que definem os quadros clínicos da alergia ao trigo e da doença celíaca.  O glúten é uma proteína presente em alguns cereais, como o trigo, o centeio, o malte e a cevada, e tem sofrido intensas modificações genéticas para atender à indústria alimentícia. Segundo a Embrapa, o trigo que nós consumimos atualmente contém 20 vezes mais glúten do que há 40 anos. Isso explica por que tanta gente tem problemas digestivos relacionados ao glúten.  Entenda mais sobre a sensibilidade ao glút...

Banana engorda ou emagrece? Como comer certo! Dicas e Cuidados

Será que a banana engorda ou ela ajuda a emagrecer? Muitas pessoas se preocupam com a banana na dieta, não querem ganha peso e querem dicas para comer da forma correta. Outras pessoas, por outro lado, querem engordar, ganhar peso com saúde. Veja como a banana pode fazer parte de sua alimentação saudável e até de sua dieta de emagrecimento. Note: There is a rating embedded within this post, please visit this post to rate it. Fonte: Mundo Boa Forma