Pular para o conteúdo principal

Catarro no ouvido: causas, sintomas e tratamento

O catarro é o acúmulo de muco nas vias aéreas superiores, que incluem o nariz, os seios da face e a garganta. Em gripes e resfriados, essas regiões ficam congestionadas e sentimos que o nariz está entupido.  

Mas, o ouvido também tem catarro? Sim. Os ouvidos, o nariz e a garganta são conectados. A pressão que fazemos ao assoar o nariz com muita força pode deslocar o catarro para o ouvido, onde fica acumulado. Quando isso acontece, temos a sensação de estar com o ouvido tampado e de ouvir nossa voz dentro da cabeça

A inflamação causada pelo catarro que fica acumulado nos ouvidos recebe o nome de otite média secretora, que significa uma inflamação no ouvido médio, logo atrás do tímpano.  

O catarro no ouvido é mais comum em crianças pequenas, de até 2 anos de idade, pois acabam ficando gripadas com mais facilidade, por não terem o sistema imunológico completamente desenvolvido.

Elas ficam bastante irritadas e agitadas e podem ter mais dificuldade para desenvolverem a fala, já que não conseguem ouvir direito. Podem até mesmo sofrer perda auditiva, se não forem tratadas. 

Veja quais são as causas do catarro no ouvido, os sintomas e o tratamento.

Causas do catarro no ouvido

mulher com dor de ouvido

O ouvido médio e o nariz estão conectados por um canal chamado tuba auditiva ou trompa de Eustáquio. Uma inflamação pode causar o mau funcionamento desse canal, provocando o acúmulo de catarro, que não é devidamente drenado para o nariz. O catarro pode ter consistência mais líquida ou espessa, como uma cola.

Durante o inverno, é mais fácil termos contato com alguns vírus causadores de gripe, devido à má circulação de ar em ambientes fechados.  

O sistema imunológico reage às infecções virais, enviando células de defesa para as regiões de revestimento do nariz e garganta. Esse exército de células causa o inchaço (inflamação) e a produção de muco, mais conhecido como catarro. A inflamação atinge os ouvidos pela tuba auditiva, causando os sintomas.  

 As causas mais comuns são: 

  • Resfriados frequentes;
  • Infecções virais ou bacterianas nas vias aéreas;
  • Rinite alérgica ou não alérgica;
  • Sinusite;
  • Malformações craniofaciais, como a fenda palatina;
  • Poluição;
  • Pólipos nasais.

Para evitar esse problema, existem algumas medidas que vão agir diretamente nessas causas, o que pode te livrar dos incômodos causados pelo excesso de catarro no ouvido.  

O cuidado com a imunidade vai te deixar longe das doenças típicas de tempos de mudança de temperatura e umidade, como as gripes e resfriados. Hábitos saudáveis incluem nutrir bem o seu corpo com alimentos ricos em nutrientes e vitaminas, que vão fortalecer o seu sistema imunológico

Beber água pode ajudar a deixar o catarro menos espesso, o que diminui o desconforto nos ouvidos. Quanto mais líquida é a consistência do catarro, mais fácil fica a sua eliminação. O catarro espesso forma um tipo de cola dentro do ouvido, o que causa um enorme incômodo. 

Evite mudanças bruscas de temperatura, pois isso agrava as doenças respiratórias, como a rinite alérgica. 

Evite também assoar o nariz com muita força, porque a pressão realizada na tentativa de eliminar a sensação de nariz entupido pode empurrar o muco para outras regiões do corpo, como os ouvidos e garganta. Alguns vasos sanguíneos podem até romper, causando sangramentos. 

Sintomas do catarro no ouvido

mulher com dificuldade de ouvir audição
A redução da audição é um dos sintomas do catarro no ouvido

O acúmulo de catarro no ouvido causa alguns sintomas passageiros, que são resolvidos de maneira natural. Mas, o excesso e a persistência de catarro no ouvido também podem causar sintomas mais graves, se não tratados por um especialista. 

Neste caso, o ideal é que o tratamento seja feito no início dos sintomas, pois assim são mais efetivos. Conforme os sintomas persistem ou ficam mais graves, os tratamentos vão ficando menos eficientes, até que seja necessária uma intervenção cirúrgica.  

Por isso, é importante ficar atento aos sintomas: 

  • Sensação de ouvido entupido: bem parecido com o que acontece ao descer uma serra de carro ou viajar de avião
  • Redução da audição: o acúmulo de catarro prejudica o bom funcionamento do ouvido, atrapalhando a audição
  • Autofonia: sensação de estar falando dentro da própria cabeça
  • Zumbido no ouvido
  • Dor: não é um sintoma muito comum, mas algumas pessoas podem sentir dor de ouvido
  • Surdez: pode ocorrer, se a infecção no ouvido afetar o nervo que envia os estímulos de sons para o cérebro

O otorrinolaringologista faz o diagnóstico através da otoscopia, com a qual ele observa se o tímpano está avermelhado, indicando acúmulo de catarro. O especialista também pode avaliar como está a vibração do tímpano e se há algum grau de perda auditiva. 

Tratamento para o catarro no ouvido

Os tratamentos vão variar de acordo com a gravidade dos sintomas. 

O otorrinolaringologista pode indicar uma lavagem de ouvido, que serve para remover o excesso de cera e de muco acumulado no canal auditivo. Esse procedimento pode ser feito no consultório médico, mas também há a alternativa caseira. Veja como fazer a lavagem de ouvido e os cuidados que você deve tomar.  

Quando o ouvido está muito inflamado, o médico pode receitar anti-inflamatórios, que ajudam na diminuição do inchaço e no alívio dos sintomas. 

Em casos mais graves, quando há uma infecção bacteriana acompanhada de febre, pode ser indicado o uso de antibióticos

Se após o uso dos medicamentos os sintomas persistirem, o médico passa a considerar o tratamento cirúrgico. Neste caso, um dreno é colocado no canal auditivo, para tirar o catarro acumulado. Esse procedimento resulta na melhora da audição e previne outras infecções, pois limpa profundamente o canal. 

Fontes e referências adicionais

Você já conhecia todas as causas do catarro no ouvido? Sofre com algum desses sintomas? Comente abaixo!

Note: There is a rating embedded within this post, please visit this post to rate it.

Fonte: Mundo Boa Forma

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Receita de granola low carb deliciosa

A granola é o acompanhamento que muitas pessoas escolhem para comer com fruta ou iogurte na dieta. Mas, quando a intenção é reduzir os carboidratos, é preciso tomar cuidado com o alimento. Um motivo é que muitas granolas industrializadas trazem açúcar adicionado, o que aumenta o seu teor de carboidratos. Porém, mesmo as caseiras e sem adição de açúcar extra podem ter aveia, que embora seja saudável e nutritiva, também é fonte de carboidratos . Entretanto, quem está cortando os carboidratos não precisa abandonar o acompanhamento. Basta optar por uma granola low carb, como a que vamos aprender a fazer hoje. O prato conta com um mix de oleaginosas e sementes. Além disso, ele leva coco em pedaços ou ralado, noz-moscada, canela em pó e extrato de baunilha, que deixam o acompanhamento mais saboroso.  Venha experimentar como a granola low carb fica incrível! Aprenda o passo a passo da receita e prove hoje mesmo! Imprimir Granola low carb

Sensibilidade ao glúten não celíaca: o que é, sintomas e tratamento

Você costuma sentir a barriga inchada, alteração no trânsito intestinal normal, seja com constipação ou diarreia, e azia logo após comer pães e massas? Já suspeitou de doença celíaca, mas o diagnóstico foi negativo? Você pode ter sensibilidade ao glúten não celíaca.  A sensibilidade ao glúten não celíaca é quando uma pessoa apresenta sintomas semelhantes aos da doença celíaca, sem ter a doença. Quem é sensível ao glúten não apresenta os mecanismos de reação alérgica e nem de doença autoimune, que definem os quadros clínicos da alergia ao trigo e da doença celíaca.  O glúten é uma proteína presente em alguns cereais, como o trigo, o centeio, o malte e a cevada, e tem sofrido intensas modificações genéticas para atender à indústria alimentícia. Segundo a Embrapa, o trigo que nós consumimos atualmente contém 20 vezes mais glúten do que há 40 anos. Isso explica por que tanta gente tem problemas digestivos relacionados ao glúten.  Entenda mais sobre a sensibilidade ao glúten não celíaca

Banana engorda ou emagrece? Como comer certo! Dicas e Cuidados

Será que a banana engorda ou ela ajuda a emagrecer? Muitas pessoas se preocupam com a banana na dieta, não querem ganha peso e querem dicas para comer da forma correta. Outras pessoas, por outro lado, querem engordar, ganhar peso com saúde. Veja como a banana pode fazer parte de sua alimentação saudável e até de sua dieta de emagrecimento. Note: There is a rating embedded within this post, please visit this post to rate it. Fonte: Mundo Boa Forma