Pular para o conteúdo principal

Como a Rotina Familiar Durante a Pandemia Interfere na Saúde e Boa Forma

Almoço em família

Quando somos crianças, inevitavelmente pegamos os hábitos de alimentação e saúde de nossos pais. Mas e quando crescemos, os familiares que moram na mesma casa também podem nos influenciar neste sentido?

Isso pode ser ainda mais evidente no momento em que ficamos muito mais em casa, devido à pandemia do novo coronavírus.

Normalmente, uma pessoa que passa por uma reeducação alimentar ou segue uma dieta específica para emagrecer como a dieta low carb tem uma alimentação diferenciada e toma cuidado com os alimentos que consome.

Entretanto, algumas pessoas podem ficar mais atarefadas durante a pandemia, devido à necessidade de trabalhar ou estudar de casa e manter a casa limpa contra o coronavírus.

Assim, sobra cansaço e falta tempo para se dedicar ao preparo adequado dos alimentos, de modo que eles se encaixem na dieta.

Problemas e soluções

Por exemplo, em vez de fazer um prato que funcione para o restante da família e outro que se encaixe na sua dieta, a pessoa poderia optar por preparar aquilo que serviria para os outros membros da família.

Qual seria a solução? Separar um dia da semana mais tranquilo ou um dia do final de semana para preparar as suas refeições saudáveis e congelá-las. Assim, no dia a dia será preciso preparar apenas as refeições do restante da família, descongelar e esquentar a sua marmita.

Outro truque que ajuda muito é pedir que um familiar ajude a preparar as refeições. Assim, você terá tempo para fazer os seus pratos que cabem na dieta, enquanto a pessoa prepara as comidas que agradam o restante da família.

Divisão de tarefas

Casal cozinhando

A dica acima é um ótimo exemplo de divisão de tarefas, algo que precisa ser regra para que ninguém fique sobrecarregado e tenha a saúde afetada. Se todos se ajudarem, será mais fácil para todo mundo.

Dá para montar um cronograma que contemple as atividades que precisam ser feitas na casa atribuindo cada uma a cada adulto, assim como englobe as tarefas que cada um precisa desempenhar individualmente para seu próprio benefício.

Por exemplo, enquanto um cozinha, o outro pode lavar a roupa; enquanto um ajuda o filho na aula on-line, o outro trabalha; enquanto um lava a louça, o outro passa pano, entre outras atividades.

Cuidado com os besteirinhas

Outra prática que pode sabotar a dieta é a de comprar muitos doces, salgadinhos, frituras e outras bobagens para agradar os outros membros da família, como algo para confortar e servir como uma distração nesse período complicado de pandemia.

O problema é que esse não é o papel da comida: embora precise ser saborosa, a função primordial da comida é alimentar e nutrir. Recorrer a alimentos cheios de calorias, açúcares, gorduras ruins e/ou sódio não será saudável nem para você nem para a sua família.

O melhor é optar por versões saudáveis dessas comidas. Alguns exemplos são as sobremesas light, os chips de legumes, as pizzas fit, os hambúrgueres caseiros fit, as coxinhas fit e os bolos fit.

Inclusive, essa pode se tornar uma oportunidade para testar receitas que são saudáveis e saborosas e incentivar toda a família a se alimentar de maneira mais saudável.

Muita coisa para fazer

Em tempos de pandemia, ficar em casa passa bem longe do sossego. Afinal, a rotina em casa passou a ser repleta de um monte de tarefas que já mencionamos.

Com tanta coisa para fazer, é normal ficar cansado e com pouca ou nenhuma disposição para fazer um treino em casa.

Algo que pode ajudar a reverter a situação e encontrar um tempo para os treinos em casa é organizar previamente o dia, planejando horários para cada atividade.

Por exemplo, dá para fazer um treino para iniciante em casa durante o surto de coronavírus, alguns treinos aeróbicos em casa para a pandemia, subir e descer escadas, aulas online de treino intervalado de alta intensidade, pular corda, entre outras atividades.

Cuidado com os lanchinhos

Mulher lanchando

Ao ficar em casa com a família por mais tempo, alguns momentos podem ser propícios para que a pessoa caia na tentação de comer um lanchinho calórico.

Se isso se tornar uma rotina, a pessoa entra em um ritmo alimentar que não estava acostumada a seguir, comendo inclusive em momentos que não costumava comer, o que pode provocar um ganho de peso.

Para não deixar quem mora sozinho ou sentindo-se rejeitado, faça companhia a ele. No entanto, coma um lanchinho saudável como uma fruta, uma porção de chips de legumes ou uma pipoca saudável sem óleo.

Aproveite para conferir o vídeo da nossa nutricionista mostrando como emagrecer mesmo ficando mais tempo em casa com a família:

Gostou das dicas?

Você tem sentido muita dificuldade de manter uma dieta e emagrecer ficando mais tempo em casa durante a pandemia? Quais são as maiores dificuldades? Comente abaixo!

Note: There is a rating embedded within this post, please visit this post to rate it.

Fonte: Mundo Boa Forma

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Receita de granola low carb deliciosa

A granola é o acompanhamento que muitas pessoas escolhem para comer com fruta ou iogurte na dieta. Mas, quando a intenção é reduzir os carboidratos, é preciso tomar cuidado com o alimento. Um motivo é que muitas granolas industrializadas trazem açúcar adicionado, o que aumenta o seu teor de carboidratos. Porém, mesmo as caseiras e sem adição de açúcar extra podem ter aveia, que embora seja saudável e nutritiva, também é fonte de carboidratos . Entretanto, quem está cortando os carboidratos não precisa abandonar o acompanhamento. Basta optar por uma granola low carb, como a que vamos aprender a fazer hoje. O prato conta com um mix de oleaginosas e sementes. Além disso, ele leva coco em pedaços ou ralado, noz-moscada, canela em pó e extrato de baunilha, que deixam o acompanhamento mais saboroso.  Venha experimentar como a granola low carb fica incrível! Aprenda o passo a passo da receita e prove hoje mesmo! Imprimir Granola low carb

Sensibilidade ao glúten não celíaca: o que é, sintomas e tratamento

Você costuma sentir a barriga inchada, alteração no trânsito intestinal normal, seja com constipação ou diarreia, e azia logo após comer pães e massas? Já suspeitou de doença celíaca, mas o diagnóstico foi negativo? Você pode ter sensibilidade ao glúten não celíaca.  A sensibilidade ao glúten não celíaca é quando uma pessoa apresenta sintomas semelhantes aos da doença celíaca, sem ter a doença. Quem é sensível ao glúten não apresenta os mecanismos de reação alérgica e nem de doença autoimune, que definem os quadros clínicos da alergia ao trigo e da doença celíaca.  O glúten é uma proteína presente em alguns cereais, como o trigo, o centeio, o malte e a cevada, e tem sofrido intensas modificações genéticas para atender à indústria alimentícia. Segundo a Embrapa, o trigo que nós consumimos atualmente contém 20 vezes mais glúten do que há 40 anos. Isso explica por que tanta gente tem problemas digestivos relacionados ao glúten.  Entenda mais sobre a sensibilidade ao glúten não celíaca

Banana engorda ou emagrece? Como comer certo! Dicas e Cuidados

Será que a banana engorda ou ela ajuda a emagrecer? Muitas pessoas se preocupam com a banana na dieta, não querem ganha peso e querem dicas para comer da forma correta. Outras pessoas, por outro lado, querem engordar, ganhar peso com saúde. Veja como a banana pode fazer parte de sua alimentação saudável e até de sua dieta de emagrecimento. Note: There is a rating embedded within this post, please visit this post to rate it. Fonte: Mundo Boa Forma