Pular para o conteúdo principal

MTB Festival: Petropolitanos Henrique Avancini e Giuliana Morgen são campeões brasileiros de Short Track (XCC)

Prova realizada na tarde desta sexta-feira (30), no Instituto Mairiporã, colocou em jogo o segundo de três títulos brasileiros do evento. Neste sábado (31), será a vez do Cross Country Olímpico (XCO), que também tem transmissão ao vivo, no canal BandSports e na RedBullTV

Mais dois ciclistas tiveram a satisfação de sair do Instituto Mairiporã-SP, na região metropolitana de São Paulo, vestindo a camiseta de campeão brasileiro de mountain bike. Na tarde desta sexta-feira (30), os petropolitanos Henrique Avancini (Cannondale Factory Racing) e Giuliana Morgen (Sense Factory Racing), a Giugiu, conquistaram o título nacional do Short Track (XCC), feitos inéditos em suas carreiras.

O Short Track foi realizado em um circuito reduzido, com extensão de 1.680 m e 48 m de altimetria por volta, o que favorece ciclistas com maior explosão física. Além do vencedor Henrique Avancini, estiveram no pódio José Gabriel Marques (Corinthians Audax Bike Team) e Gustavo Xavier (Specialized Racing BR). O top 3 feminino teve ao lado da jovem Giugiu, de apenas 17 anos, vivendo o primeiro ano na categoria júnior, as atletas Raiza Goulão (Corinthians Audax Bike Team) e Letícia Cândido (Specialized Racing BR).

Entre os homens, a disputa começou com os ciclistas Henrique Avancini, José Gabriel e Gustavo Xavier entre os primeiros colocados, com as companhias de Edson Rezende e Ulan Galinsky, que na segunda volta ficaram para trás. Já na quarta de sete voltas, Avancini fez um ataque bem sucedido e liderou até o fim para garantir mais um título nacional, o seu 16º – são 14 no XCO, um no XCM (Maratona) e um no XCC. A duas voltas do fim, José Gabriel acelerou e deixou Gustavo para garantir o vice-campeonato.

Foi uma disputa bastante intensa. O circuito mostrava que seria uma prova dura e física. Mas, com a lama, ficou bastante complicado. Havia bastante água até antes da primeira subida. No finalzinho da subida, a lama escurecia o que dificultava a tração da bike. Se você gastasse mais onde estava bom para pedalar, depois faltava”, analisou Avancini.

“O Gustavo e o Zé estavam bem e no meio da prova fiz uma ataque mais forte, porque eu não queria arriscar. O trecho final era fácil de cometer erros e percebi que o corte de 80% não foi o suficiente, então previ que teríamos retardatários na frente. Para não ficar agarrado atrás de ninguém eu precisava de uma vantagem. Nos metros finais, a pista não favorecia para sprint por ter várias curvas antes no asfalto, então tentei conseguir a vitória o mais cedo possível”, comentou.

“Sei que nem título nem ranking mundial entram na pista. Se chegar aqui e não entregar resultado, a galera esquece muito rápido. Sei o quanto é importante encarar as provas com seriedade e também como é difícil manter-se em alerta e motivado após uma grande conquista ,que trabalhei por ela tanto tempo. Neste momento, preciso dar uma descarga, parar um pouco e curtir ser o número 1 do ranking mundial. Estou muito feliz em chegar nesta marca e sei que é muito importante para mim. Feliz de conquistar tudo o que conquistei neste ano”, complementou Avancini

Prova feminina


A disputa entre as mulheres começou com bastante estudo entre as ciclistas nas primeiras duas voltas e aos poucos o pelotão foi se quebrando. O que eram sete atletas na primeira volta e cinco na segunda, diminuiu em seguida para apenas três – Giuliana Morgen, Raiza Goulão, Letícia Cândido. Na quinta e penúltima volta, Giugiu fez um ataque perfeito e conseguiu abrir quase 20 segundos de vantagem para as duas concorrentes, apenas administrando no final.

“Sabia quem poderia vir comigo e durante a prova eu analisei onde elas apertavam o ritmo e onde perdiam algum tempo para mim. Eu ataquei na hora certa. Testei antes de atacar e na hora que eu vi que sobrou um pouco, fui e acelerei. Eu treinei para essa modalidade, tendo usado como aprendizado a última competição que tive contra elas no short track há alguns meses e desta vez deu certo. A felicidade é enorme. Espero crescer cada vez mais e colocar, no futuro, nosso mountain bike brasileiro aos olhos do mundo, assim como o Avancini fez”, disse Giugiu.

Pódio do Campeonato Brasileiro de MTB XCC:

Masculino
1-Henrique Avancini – 30min12seg
2-José Gabriel Marques – 30min26seg
3-Gustavo Xavier – 30min55seg

Feminino
1-Giuliana Morgen – 31min12seg
2-Raiza Goulão – 31min35seg
3-Letícia Cândido –  31min38seg

Transmissão ao vivo
Embora o evento seja completamente fechado ao público, devido às restrições por conta da pandemia da Covid-19, os brasileiros poderão acompanhar ao vivo a emoção das competições ou pela TV, nos canais Band (TV aberta) e BandSports (TV fechada), ou também pela RedBull TV. Ambas as competições do XCC e XCO (apenas elite feminina e masculina) na sexta e sábado, terão as transmissões da BandSports e da RedBull TV. Já no domingo (1º), o Downhill será transmitido pelo Bandsports e pela TV Band, às 10h.

Detalhes das pistas
As disputas do Campeonato Brasileiro de Mountain Bike são realizadas em dois circuitos no Instituto Mairiporã: Uma com 4.678 m de extensão e 193 m de altimetria por volta, para E-Bike e XCO, a outra a do Short Track, com pista exclusiva para a disputa da modalidade, com a extensão de 1.680 m e 48 m de altimetria por volta.

Programação completa
A programação completa do MTB Festival 2020 está disponível no site do evento: https://mtbfestival.com.br/.

Evento fechado
As regras essenciais para a entrada na arena serão válidas para todos. O uso de máscara é obrigatório em toda a arena e durante todo o evento, e para a entrada é necessária a apresentação do exame de PCR para Covid-19

O MTB Festival tem patrocínio de Jeep e Caloi.

Para informações sobre como nos mandar produtos ou parcerias, mande um e-mail para: comercial@praquempedala.com



Continuar Lendo: Pra Quem Pedala / MTB Festival: Petropolitanos Henrique Avancini e Giuliana Morgen são campeões brasileiros de Short Track (XCC)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Receita de granola low carb deliciosa

A granola é o acompanhamento que muitas pessoas escolhem para comer com fruta ou iogurte na dieta. Mas, quando a intenção é reduzir os carboidratos, é preciso tomar cuidado com o alimento. Um motivo é que muitas granolas industrializadas trazem açúcar adicionado, o que aumenta o seu teor de carboidratos. Porém, mesmo as caseiras e sem adição de açúcar extra podem ter aveia, que embora seja saudável e nutritiva, também é fonte de carboidratos . Entretanto, quem está cortando os carboidratos não precisa abandonar o acompanhamento. Basta optar por uma granola low carb, como a que vamos aprender a fazer hoje. O prato conta com um mix de oleaginosas e sementes. Além disso, ele leva coco em pedaços ou ralado, noz-moscada, canela em pó e extrato de baunilha, que deixam o acompanhamento mais saboroso.  Venha experimentar como a granola low carb fica incrível! Aprenda o passo a passo da receita e prove hoje mesmo! Imprimir Granola low carb

Sensibilidade ao glúten não celíaca: o que é, sintomas e tratamento

Você costuma sentir a barriga inchada, alteração no trânsito intestinal normal, seja com constipação ou diarreia, e azia logo após comer pães e massas? Já suspeitou de doença celíaca, mas o diagnóstico foi negativo? Você pode ter sensibilidade ao glúten não celíaca.  A sensibilidade ao glúten não celíaca é quando uma pessoa apresenta sintomas semelhantes aos da doença celíaca, sem ter a doença. Quem é sensível ao glúten não apresenta os mecanismos de reação alérgica e nem de doença autoimune, que definem os quadros clínicos da alergia ao trigo e da doença celíaca.  O glúten é uma proteína presente em alguns cereais, como o trigo, o centeio, o malte e a cevada, e tem sofrido intensas modificações genéticas para atender à indústria alimentícia. Segundo a Embrapa, o trigo que nós consumimos atualmente contém 20 vezes mais glúten do que há 40 anos. Isso explica por que tanta gente tem problemas digestivos relacionados ao glúten.  Entenda mais sobre a sensibilidade ao glúten não celíaca

Banana engorda ou emagrece? Como comer certo! Dicas e Cuidados

Será que a banana engorda ou ela ajuda a emagrecer? Muitas pessoas se preocupam com a banana na dieta, não querem ganha peso e querem dicas para comer da forma correta. Outras pessoas, por outro lado, querem engordar, ganhar peso com saúde. Veja como a banana pode fazer parte de sua alimentação saudável e até de sua dieta de emagrecimento. Note: There is a rating embedded within this post, please visit this post to rate it. Fonte: Mundo Boa Forma